quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Ano lunar do cavalo: Jia-Wu / 甲午

O ano novo chinês ou ano novo lunar é uma festividade também conhecida como Festival da Primavera e remonta a mais dois mil anos. Segundo a tradição nesta época as famílias reúnem-se o que leva milhões de pessoas a rumarem à terra natal, na que é considerada a maior migração humana anual do mundo.
 1990
Na China não seguem o calendário gregoriano do Ocidente, mas o calendário lunissolar (recorre-se ao Sol e à Lua). Cada ano possui doze lunações acarretando em um total de 354 dias. Para não se perder a sincronia com o ciclo solar (de 365,25 dias), são acrescentados a cada oito anos noventa dias ao calendário, ou, aproximadamente duas lunações. Desta forma não se perde a sincronia nem com o ciclo solar, nem com o lunar.
Como o ciclo lunar é formado por 12 animais, significa que de 12 em 12 anos o mesmo animal se repete. O ano do cavalo será de 31 de Janeiro de 2014 a 18 de Fevereiro de 2015.
As festividades do ano novo chinês duram 15 dias. 
 
Segundo a lenda Buda marcou um encontro com todos os animais no dia de Ano Novo Chinês. Doze animais responderam ao seu apelo e Buda atribuiu um ano a cada um deles. A partir de então, Buda anunciou que as pessoas nascidas no ano de cada animal teriam alguma personalidade desse animal.
De acordo com a última edição da Revista Macau neste ano "o signo mais desafiado será o Rato. O próprio Cavalo será parcialmente desafiado. Ao passo que os nascidos sob o Tigre, a Cabra e o Cão sentir-se-ão “em casa”, já que estão em parceria natural com o Cavalo, signo do ano. Boas notícias também para os nativos do Coelho."
O dia da festividade do Ano Novo Chinês calha este ano a 31 de Janeiro, que será o primeiro dia do primeiro mês lunar do ano. Mas o ano astrológico só começa realmente uns dias depois, a 4 de Fevereiro. Será um ano Jia Wu (甲午), isto é, do signo do Cavalo e do elemento madeira.
PS: Veja aqui como era celebrado o ano novo lunar na década de 1940
Largo do Senado preparado para receber o novo ano lunar em Janeiro de 2014.
Fotos de António Cambeta

Sem comentários:

Enviar um comentário