terça-feira, 5 de novembro de 2013

Passaporte do Sr. Kou Ho Neng: 5 Novembro 1915

 
Passaporte emitido pelo cônsul de Portugal em Cantão ao empresário Kou Ho Neng ("Kow-Ho-Neng" no documento) a 5 de Novembro de 1915 para lhe permitir entrar na Província de Guangdong através de Guangzhou e fazer viagens dentro do território. O documento foi impresso em chinês de um lado e outro lado em português para a inspecção de oficiais chineses e portugueses.
Kou Ho Neng (1878-1955) era originário de Guanyong, Shaxi, distrito de Panyu, província de Guangdong. Em 1911 obteve uma licença para o jogo fan-tan em Macau e abriu uma casa de fan-tan sob o nome de "Companhia Tak Seng" na Rua da Caldeira. Em 1914, a organização "Sap Lau Tong", formada por dez accionistas incluindo Kou Ho Neng obteve uma licença para o comércio de ópio em Macau. Para isso criaram a "Companhia Lau Seng". Em 1937 Kou foi responsável pela criação de uma empresa denominada "Companhia Tai Heng", em parceria com Fu Tak Iam (Fu Lou Iong). A empresa ganhou uma concessão por um período de 20 anos para a exploração do jogo em Macau pagando anualmente quase 2 milhões de patacas. Operava no hotel Central. 
Antes de 1937, nenhuma empresa tinha autorização para abrir casinos em Macau. A “Tai Heng” operou até 1961, quando o monopólio da concessão expirou e a licença do jogo foi a concurso público. Foi nesta altura que Stanley Ho, Henry Fok, Ip Tek Lei e Ip Hon se juntaram e fundaram a Sociedade de Turismo e Diversões de Macau – STDM.
Em Macau (Tak Seng On e Casa de Câmbio Fu Heng) e Hong Kong, Ho Neng era proprietário de tantas lojas de penhores que era conhecido como o "Rei das Casas de Penhores". Foi ainda dono da empresa de navegação a vapor Tong On.

Na rua do Campo existe ainda uma mansão por ele adquirida em 1916. De estilo arquitectónico misto, oriental e ocidental, é uma das residências históricas melhor preservadas no território. Foi homenageado na toponímia com a Rua Comendador Kou Ho Neng.
Imagens: Arquivo Histórico de Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário