1957 - A 4ª edição incluiu uma corrida "Handicap" de 160 km que foi ganha pelo piloto da Pan Am George Baker, uma Corrida de Senhoras e uma Corrida de Iniciados. O Grande Prémio, de 77 voltas, teve como vencedor Arthur Pateman, num Mercedes 300, que estabeleceu igualmente uma nova volta mais rápida em 3:25.50.
1958 - O circuito da Guia foi reduzido
para a sua extensão actual de 6,1 km para o 5º GP. Neste ano surgiu o Troféu
ACP com 15 voltas. Um total de 31 carros, o maior contingente até aquela data,
participaram na prova, que foi reduzida para 66 voltas para evitar o brilho do
pôr do Sol. Chan Lye-choon, de Singapura, venceu o GP num Aston Martin DB 3S.
1959 - O programa do 6º GP passou a
abranger sessões de treinos oficiais pela primeira vez. Ron Hardwick de Hong
Kong assumiu o comando da prova, mas a bandeira vermelha veio a ser mostrada
quando uma ponte para peões construída em aço caiu, ferindo 21 espectadores.
Hardwick comandou novamente na segunda partida, vindo a vencer num Jaguar XKSS,
estabelecendo uma nova volta mais rápida com 3:24.10. Em 2º ficou o australiano
Bill Wyllie num DKW 1000 RS, enquanto o terceiro lugar ia para Chan Lye-choon
num Aston Martin DB 3S. Carol Ungricht venceu a éltima edição da Corrida de
Senhoras no seu MGA.
1960 - Pela primeira vez, o Grande
Prémio de Macau, fez parte do calendário internacional de provas
automobilísticas na qualidade de "corrida nacional com participação
estrangeira", sendo, também pela primeira vez, realizado de acordo com os
regulamentos da FIA relativos a automóveis de desporto e grande turismo. O escocês
Martin Redfern, no Jaguar XK SS, venceu o 7º GP com um tempo de 3:27:24.4. O
segundo posto foi para o americano Grant Wolfkill, num Porsche Spyder, enquanto
o terceiro foi para o inglês Jan Bussell, num Ferrari Monza. Na prova o recorde
da volta foi batido 11 vezes - quatro por Redfern, duas por Bussel e cinco por
Wolkill, que veio a estabelecer a volta mais rápida com 3:17.20.
1961
Peter Heath, da Tailândia, que, juntamente com Chan Lye-choon, quase
que era excluído da prova quando os inspectores reprovaram os seus carros,
acabou por vencer o oitavo GP num Lotus 15. 26 segundos depois, cortou a meta
Bill Baxter no seu novo Jaguar E-Type, enquanto Heinz Gosslar, em Porsche
Carrera, terminou em terceiro, com uma volta de atraso.
1962
Na sua segunda aparição em Macau, o popular filipino Arsenio
"Dodgie" Laurel venceu o Grande Prémio com um Lotus 22 Ford FJ e
estabeleceu a volta mais rápida com 3:10.1. Em segundo lugar ficou Don Bennett,
num Lotus S7, e em terceiro ficou Albert Poon, de Hong Kong, na primeira das
suas inúmeras participações no Grande Prémio de Macau.
1963
Com a sua vitória de 1963, Dodgie Laurel tornou-se no primeiro piloto
a vencer dois Grandes Prémios consecutivos. O seu Lotus foi também o carro mais
rápido de sempre no circuito da Guia, atingido uma velocidade máxima de 118
km/h a meio da corrida. Embora com um atraso de quatro voltas, os Jaguar E-Type
de Bill Baxter e Teddy Yip classificaram-se em segundo e terceiro lugares
respectivamente.
1964
O 11.º GP foi dominado pela Lotus. O primeiro lugar foi para Albert
Poon, em Lotus 23, o segundo foi para John Kirk, em Lotus Elan, e o terceiro
para Steve Holland, em Lotus 18 Ford FJ. O campeão de ralis argentino venceu a
Corrida de Carros de Produção, de 60 voltas, num Mercedes 300 SE.
1965
Do recorde de 40 inscrições recebidas, só 24 viriam a iniciar o GP de
1965. A vitória veio a pertencer ao proprietário de garagens de Hong Kong, John
Kirk, num Lotus 18. Em segundo lugar ficou o produtor cinematográfico Grant
Wolfkill, num Jaguar E-Type, enquanto o terceiro lugar foi para o Tenente
Aviador Tony Goodwin, em Lotus Elite. Albert Poon estabeleceu a volta mais rápida
antes de ser forçado a desistir.
1966
Em
1966, a fama do GP de Macau já tinha chegado à Europa e, pela primeira vez, um
piloto "importado", o italiano Mauro Bianchi, venceu a prova.
Bianchi, num Renault Alpine, percorreu as 60 voltas ao circuito da Guia num
tempo de 3:12:33.30, estabelecendo a volta mais rápida com 2:59.80. Albert Poon
bateu também o recorde de participações, classificando-se em segundo lugar com
um Lotus 23, enquanto o piloto japonês Shintiro Taki, em Porsche Carrera,
terminou em terceiro.
1967
A
primeira edição do GP em Motas foi ganha pelo japonês Hiroshi Hasegawa,
tripulando uma Yamaha RD 56, que percorreu as 30 voltas ao circuito em
1:53:34.0. A prova teve também a sua primeira fatalidade quando o carro
pilotado pelo favorito Dodgie Laurel embateu e se incendiou. A prova não foi
interrompida, embora Teddy Yip se tenha retirado por solidariedade, vindo a ser
ganha por Tony Maw, da Malásia, num Lotus 20B.
1968
Com
o aparecimento dos pilotos japoneses Osamu Mochizuki e Osamu Masuko (Mitsubishi
Colt Fórmula 2) a prova teve os seus primeiros e verdadeiros monolugares.
Albert Poon num Brabham Alfa fez a volta mais rápida dos treinos, enquanto os
dois Mitsubishi ficavam logo a seguir na grelha de partida do GP de 45 voltas.
Poon comandou grande parte da prova, mas uma avaria na embraiagem deu o comando
e a vitória a Jan Bussel, de Singapura, num Brabham F2. O GP de Motas teve como
vencedor o japonês voador Hiroshi Hasegawa.
1969
John
MacDonald tornou-se no primeiro e no único piloto a vencer o Grande Prémio de
Macau (1965) e o Grande Prémio de Macau de Motas. Pilotando uma Yamaha, o tempo
de MacDonald para as 30 voltas ao circuito foi de 1:45:31.50. O australiano
Kevin Bartlett venceu o 16º Grande Prémio de Macau no seu Mildren Waggott,
estabelecendo o recorde da volta mais rápida com 2:39.03.
O
austríaco Dieter Quester, tripulando um BMW Fórmula 2, venceu o 17º GP com três
voltas de avanço sobre o segundo lugar, Albert Poon, em Brabham BT30. Anne
Wong, de Singapura, venceu a Corrida de Carros de Turismo, de 20 voltas, num
Mini-Cooper S, e Benny Hidajat, da Indonésia, pilotando uma Yamaha YSI, foi o
vencedor do GP de Motas.
1971
O piloto germânico
Dieter Glemser, num Ford Capri RS de fábrica, venceu a Corrida de Carros de
Produção, de 20 voltas, com um avanço superior a dois minutos sobre o rival
mais próximo. Os pilotos japoneses de motas O. Motohashi e S. Minuro venceram o
contingente de 54 participantes do 5º GP de Motas, ambos em Yamaha de fábrica.
A grelha do 18º Grande Prémio de Macau contou com 29 carros, cabendo a vitória
a Jan Bussel, pela segunda vez, enquanto o segundo e o terceiro lugares foram
para os japoneses Riki Ohkubo e Ken Misaki.
1972
John MacDonald fez
história quando venceu a primeira edição da Corrida da Guia (originalmente com
uma extensão de 201,4 milhas [324 km] e conhecida então por "Guia
200"), num Austin Cooper e, no mesmo ano, venceu o Grande Prémio num
Brabham BT36. A vitória de MacDonald fez com que se tornasse no único piloto a
vencer as três provas internacionais. Os pilotos japoneses da Yamaha
arrebataram os primeiros três lugares do GP de Motas, tendo o vencedor sido
Ikujiro Takai, seguido de Yutaka Oda e Akira Teuri.
1973
John MacDonald, de Hong
Kong, venceu o seu terceiro Grande Prémio neste ano, seguido do indonésio Sonny
Rajah e de Graeme Lawrence, de Singapura. Houve mais de 100 inscrições para o
7º GP de Motas, cujo vencedor foi o japonês Ken Araoka numa Suzuki. Araoka
estabeleceu igualmente a volta mais rápida em 2:56.68, o primeiro piloto de
motas a fazer uma volta ao circuito da Guia num tempo inferior a três minutos.
Para albergar o grande número de inscrições, o Grande Prémio de Macau lançou um
"Troféu do Organizador" para os que não se qualificavam para o Grande
Prémio.
1974
O australiano Vern
Schuppan venceu indiscutivelmente o Grande Prémio, batendo o recorde da volta
mais rápida com 2:30.96, no seu March 722, com um avanço superior a quatro
voltas sobre o segundo classificado, David Purley, e a cinco voltas sobre Herb
Adamczyk. A Corrida da Guia, de 35 voltas, foi ganha pelo japonês Nobuhide
Tachi, no seu Toyota Celica TA, enquanto o seu conterrâneo Kawasaki Hiroyuki
venceu o 8º GP de Motas numa Yamaha.
1975
Com a sua vitória no
21º Grande Prémio de Macau, John MacDonald tornou-se no piloto mais vitorioso
da história da prova com vitórias em 1965, 1972, 1973 e 1975. Nobuhide Tachi
venceu pela segunda vez consecutiva a Corrida da Guia, enquanto as três primeiras
posições do Grande Prémio de Macau de Motas foram para os pilotos japoneses
Hideo Kanaya, Ken Araoka e Sadeo Asami.
1976
O piloto de motas
britânico Chas Mortimer quebrou o domínio japonês no GP de Motas com a sua
vitória em 1976. Vern Schuppan, da Theodore Racing, venceu o seu segundo Grande
Prémio num Ralt, mas a recorde da volta mais rápida pertenceu ao seu colega de
equipa Alan Jones, em March, com 2:21.44, um máximo que prevaleceu durante os
oito anos seguintes. Seguindo o percurso repleto de recordes do seu marido
Albert, Diana Poon, tornou-se na primeira senhora a pilotar um monolugar no
circuito da Guia. O popular piloto de Hong Kong Herb Adamczyk venceu a Corrida
da Guia, de 40 voltas, e, pela primeira vez, o Grande Prémio de Macau decorreu
com a chancela da FIA.
1977
O italiano Ricardo Patrese levou o seu Chevron da Team Harper à vitória no Grande Prémio de 40 voltas, realizado de acordo com os regulamentos de Fórmula Pacifico da FIA. O neo-zelandês Steve Millen ficou em segundo e o australiano Andrew Medicke em terceiro. Peter Chow venceu a Corrida da Guia e estabeleceu um novo recorde da volta com 2:52.50, em Toyota Celica, enquanto o piloto de motas inglês da Kawasaki esmagou o Grande Prémio de Macau de Motas com a volta mais rápida de 2:48.38, no seu percurso para a vitória.
1978
Pela primeira vez, o GP de Motas foi realizado em duas mangas de 15 voltas cada; Sadeo Asami, pilotando uma Yamaha TZ-OW, venceu claramente as duas mangas, enquanto Steve Parrish foi segundo por pontos e Bernard Murray terceiro. Na Corrida da Guia, Herb Adamczyk venceu, seguido dos japoneses Masahiro Hasemi e Nobuhide Tachi. O March Ford da Theodore Racing, tripulado por Geoff Lees, venceu o Grande Prémio de Macau à frente de Ricardo Patrese.
1977
O italiano Ricardo Patrese levou o seu Chevron da Team Harper à vitória no Grande Prémio de 40 voltas, realizado de acordo com os regulamentos de Fórmula Pacifico da FIA. O neo-zelandês Steve Millen ficou em segundo e o australiano Andrew Medicke em terceiro. Peter Chow venceu a Corrida da Guia e estabeleceu um novo recorde da volta com 2:52.50, em Toyota Celica, enquanto o piloto de motas inglês da Kawasaki esmagou o Grande Prémio de Macau de Motas com a volta mais rápida de 2:48.38, no seu percurso para a vitória.
1978
Para celebrar o 25.º
Grande Prémio de Macau, Teddy Yip, a personalidade mais famosa do desporto
automobilístico de Macau, organizou a "Corrida de Gigantes". Todos os
verdadeiros grandes nomes estiveram em Macau nesse ano - Jack Brabham, Mike
Hailwood, Jackie Stewart, Phil Hill, Dan Gurney e, o vencedor da corrida, Jacky
Ickx. Relativamente ao Grande Prémio de Macau, Ricardo Patrese e Derek Daily
ficaram em primeiro e segundo lugares respectivamente, enquanto Kevin Cogan
ficou em terceiro. Os pilotos da Yamaha arrebataram os três primeiros lugares
do Grande Prémio de Macau de Motas, com Sadeo Asami e Steve Parrish em primeiro
e segundo respectivamente, enquanto o piloto inglês Mike Trumby, o organizador
das actuais inscrições da prova de motas, ficou em terceiro. Na Corrida da
Guia, o Toyota Celica de Peter Chow estabeleceu a volta mais rápida com
2:44.82, vencendo pelo segundo ano consecutivo.
1979Pela primeira vez, o GP de Motas foi realizado em duas mangas de 15 voltas cada; Sadeo Asami, pilotando uma Yamaha TZ-OW, venceu claramente as duas mangas, enquanto Steve Parrish foi segundo por pontos e Bernard Murray terceiro. Na Corrida da Guia, Herb Adamczyk venceu, seguido dos japoneses Masahiro Hasemi e Nobuhide Tachi. O March Ford da Theodore Racing, tripulado por Geoff Lees, venceu o Grande Prémio de Macau à frente de Ricardo Patrese.
1980
O Grande Prémio foi
denominado como o primeiro Campeonato de Fórmula Pacífico, com o primeiro lugar
da grelha, Geoff Lees a acabar por vencer para a Theodore Racing pelo segundo
ano. Masahiro Hasemi ficou em segundo e o americano Tom Gloy em terceiro. Sadeo
Asami fez história ao vencer o 14º Grande Prémio de Macau de Motas, facto que o
tornou no único piloto a vencer a mesma prova três anos consecutivos. Os
pilotos britânicos Steve Parrish e Bernard Murray repetiram os seus segundo e
terceiro lugares do ano anterior. Quanto à Corrida da Guia, Hans Stuck venceu
no seu BMW 320.
1981
O americano Bob Earl
venceu o 28º GP ficando o japonês Naohiro Fujita em segundo e o inglês Ray
Mallock em terceiro. A Corrida da Guia, na qual Mark, o filho da antiga
primeira-ministra da Grã-Bretanha Margaret Thatcher, participou, foi ganha pelo
falecido Manfred Winkelhock. No Grande Prémio de Macau de Motas, aparecia uma
nova estrela no horizonte, na forma de "Foguete" Ron Haslam, que
venceu a prova de 30 voltas em 1:22:57.75, seguido de Sadeo Asami e do holandês
Boet Van Dulmen.
1982
Apesar das condições
húmidas e ventosas, a sensação mais recente do circuito da Guia, Ron Haslam,
conseguiu a primeira posição da grelha e venceu o Grande Prémio de Macau de
Motas pelo segundo ano consecutivo. Charlie Williams fez a volta mais rápida
com 2:35.76, um recorde que durou uma década. Roberto Moreno venceu no Grande
Prémio, a última prova do curto Campeonato de Fórmula Pacifico. O colombiano
Roberto Guerrero bateu o recorde da volta mais rápida pertencente a Alan Jones
com 2:20.64, no seu Ralt RT4 Ford da Theodore Racing. Os pilotos de Hong Kong,
Helmet Greiner, Adrian Fu e Peter Chow, ocuparam as três primeiras posições da
Corrida da Guia.
A partir do site da Organização do GP de Macau.partir do site da organização da prova (c
É afirmado que a extensão do circuito foi reduzida para a sua extensão actual em 1958. Isso não corresponde à verdade. O circuito nunca sofreu qualquer alteração desde a 1ªedição em 1954, excepto no que se refere às condições do piso e envolvente. Eu assisti às primeiras 13 edições e posso garanti-lo.
ResponderEliminarCaro JLV, é a informação que consta na página da Comissão Organizadora do GPM. Cumps
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