1983
No
30.º GP a prova foi nomeada como Taça do Mundo de Fórmula 3 da FIA. Com o forte
apoio da Theodore Racing, de Teddy Yip, um jovem piloto brasileiro, então
conhecido por Ayrton Senna da Silva, venceu no seu primeiro GP de Fórmula 3.
Senna foi seguido de Roberto Guerrero e Gerhard Berger. A vitória de Ron Haslam
na sua Honda 500, no GP de Motas, fê-lo igualar o recorde de Sadeo Asami de
três vitórias consecutivas. Na Corrida da Guia, Hans Stuck e Dieter Quester
lutaram com o piloto de Hong Kong, Michael Lieu, acabando por vencer Stuck,
frente de Quester e Lieu, por esta ordem.
1984
No
31º John Nielsen ficou à frente de Stefan Johansson que tinha obtido o primeiro
lugar da grelha de partida. O neo-zelandês Mike Thackwell ficou em terceiro. No
GP de Motas Mick Grant venceu no conjunto das duas mangas em Suzuki 500,
seguido de Roger Marshall, em Honda 500, e Mark Salle, numa segunda Suzuki. Tom
Walkinshaw venceu a Corrida da Guia num Jaguar XJS, ficando o seu colega de
equipa Hans Heyer em segundo e Hans Stuck, em BMW, em terceiro.
1985
Ron
Haslam regressou ao circuito da Guia e voltou a vencer o GP de Motas. Didier de
Radigues, ficou em segundo e Eero Hyvarinen, o "finlandês voador",
terceiro. Mauricio Gugelmin venceu no conjunto das duas mangas no GP de Fórmula
3, em edição encurtada, seguido de Mike Thackwell e Jan Lammers. Na Corrida da
Guia, o vencedor foi Giancarlo Francatelli, seguido de Gerhard Berger e Michael
Liu.
1986
O
inglês Andy Wallace venceu o GP de F3, ficando o seu colega de equipa, Mauricio
Gugelmin em 2º e Jan Lammers em 3º. O venezuelano Johnny Cecotto, num Volvo 240
T, triunfou na Corrida da Guia, seguido de Tom Walkinshaw em segundo e Thomas
Lindstrom em terceiro. Ron Haslam venceu o quinto GP de Motas, um feito sem
paralelo, à frente de Didier de Radigues e do americano Randy Renfrow, todos
tripulando Honda.
1987
O
tufão Nina assolou a costa chinesa, mas os ventos acalmaram o suficiente para
se disputar um GP de Motas com 10 voltas, vencido uma vez mais por Ron Haslam,
o que o tornou no piloto com maior número de vitórias, seis. A versão reduzida
do GP, de 20 voltas, teve como vencedor Martin Donnely, seguindo-se Jan Lammers
e Bernd Schneider. A Corrida da Guia foi um sucesso para a BMW, obtendo os três
primeiros lugares, com Roberto Ravaglia em 1º, Dieter Quester em 2º e Fabien
Giroux em 3º.
1988
Kevin
Schwantz venceu e convenceu (incluindo cavalinhos a 140 km/h) no GP de Motas.
Os colegas da equipa da BMW Altfried Heger e Markus Oestreich ficaram em 1º e
2º lugar respectivamente na Corrida da Guia, enquanto Andy Rouse, em Ford
Sierra ficou em 3º. A primeira manga do GP foi uma vez mais encurtada devido a
um acidente na curva do Hotel Lisboa. Enrico Bartaggia venceu no conjunto das
duas mangas, sem ter vencido nenhuma delas. Damon Hill ficou em 2º e Otto
Rensing em 3º.
1989
Uma
vez mais, Teddy Yip organizou a sua "Corrida de Campeões". Correndo
em Mazda MX5 Miatas idênticos, estavam lendas como Denny Hulme, Roy Salvatori,
Al e Bobby Unser, Alan Jones e o vencedor Geoff Lees. A vitória na F3 foi para
o australiano David Brabham, seguido de Julian Bailey e Christophe Bouchut. Na
Corrida da Guia, o domínio pertenceu aos Ford Sierra, com Tim Harvey a ficar à
frente de Andy Rouse. Devido ao mau tempo e à falta de claridade, o GP de Motas
foi encurtado para oito voltas, com o irlandês Robert Dunlop a sagrar-se
vencedor.
1990
1990
Embora
o Grande Prémio de Macau tenha protagonizado muitos finais emocionantes, nenhum
foi mais dramático que o choque ocorrido na última volta entre o vencedor da
1.ª manga e favorito à vitória, Mika Hakkinen, com o comandante da 2:ª manga e
eventual vencedor da prova, Michael Schumacher. No Grande Prémio de Macau de
Motas, Steve Hislop venceu à frente de Peter Rubatto e o veterano de Macau
Masahiro Hasemi, num Nissan Turbo, arrasou a concorrência na Corrida da Guia.
1991
David
Coulthard venceu o GP no conjunto das duas mangas, apesar de terminar em
segundo atrás do espanhol Jordi Gene na segunda manga. O 3º lugar foi para
Christian Fittipaldi na sua estreia no circuito da Guia. O piloto do Campeonato
Mundial de Motociclismo, Didier de Radigues, terminou uma carreira brilhante
vencendo as Bodas de Prata do GP de Motas, e estabelecendo um novo recorde da
volta mais rápida em 2:25.91. A Corrida da Guia foi ganha pelo antigo piloto de
Fórmula 1, Emanuele Pirro, à frente de Kurt Thiim e o vencedor de Le Mans (por
três vezes) Klaus Ludwig.
1992
Este
ano viu todos os recordes das voltas mais rápidas das principais corridas
batidos. O sueco Rickard Rydell venceu o GP de F3 por uma diferença de 1,57 à
frente do português Pedro Lamy, que fez a volta mais rápida no seu Reynard 923
Spiess Opel. Em 3º, ficou Jacques Villeneuve. Na Corrida da Guia luta renhida
entre a Mercedes e a BMW. Em Mercedes Bernd Schneider bateu o recorde com
2:29.74, mas Emanuele Pirro, pela BMW acabou por vencer. No GP de Motas domínio
de três Yamaha 500 cc, tendo vencido Carl Fogarty no conjunto das mangas, à
frente de Toshihiko Honma (2º) e Jamie Whitham (3º). Fogarty estabeleceu ainda
a volta mais rápida com 2:33.94.
1993
Na
40ª edição a prova mudou-se para as novas instalações construídas
propositadamente na zona do novo terminal marítimo. Rickard Rydell estabeleceu
um novo recorde da volta com 2:17.40, mas foi obrigado a desistir, deixando
caminho livre a Jorg Muller. O dinamarquês Tom Kristensen ficou em 2º, seguido
do favorito à vitória, Kelvin Burt. No GP de Motas, o vencedor de 1990, Steve
Hislop, repetiu a proeza com uma vantagem de 4 segundos sobre o vencedor de
1989, Robert Dunlop, que também bateu o recorde do circuito com 2.33.18.
Charles Kwan, de Hong Kong, passou a figurar na história do GP ao vencer três
provas, sendo a mais notável a que obteve na Corrida da Guia.
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