quarta-feira, 4 de julho de 2012

Santa Casa da Misericórdia celebra 443 anos

A Santa Casa da Misericórdia de Macau, fundada pelo primeiro Bispo de Macau, D. Belchior Carneiro, em 1569 (está a celebrar 443 anos), segue o modelo de uma das organizações de assistência social mais antigas de Portugal, tendo sido a responsável pela fundação, em Macau, do primeiro hospital de estilo ocidental e de outras estruturas sociais de cuidados de saúde que ainda funcionam nos nossos dias. Um dos papéis principais da Santa Casa da Misericórdia de Macau era o de prestar apoio a órfãos e viúvas de marinheiros perecidos no mar, um papel que está intimamente ligado ao perfil de Macau no contexto das rotas do comércio marítimo regional e internacional.
Desde os seus primórdios, existiu no interior da Casa uma pequena capela, cujo culto assegurava à semelhança da que havia dentro do hospital de S. Rafael.
Para o estudo do edifício primitivo, Pedro Dias escreve: “Para este estudo interessa a construção que se pode ver nos desenhos executados por George Chinnery em 1833. A fachada é dominada pela empena triangular da igreja privativa, dotada de um portal sobrepujado por uma janela de sacada e por um nicho ou baixo-relevo, tudo de estilo clássico. À esquerda levanta-se uma pequena torre, e à direita as outras instalações privativas, com uma frontaria despojada, apenas com as quatro grandes janelas do andar nobre emolduradas, e um portal de aparato a meio, também clássico. A construção é de carácter claramente ocidental dentro dos parâmetros das Santas Casas das vilas de média importância do século XVII. Pelo que nos apercebemos através dos testemunhos iconográficos, esta obra é fruto de uma grande reforma posterior a 1640”, data da restauração da Coroa Portuguesa, que, por certo, terá querido eliminar os possíveis vestígios espanhóis.
Ca. 1910
Sabe-se que o conjunto compreendia ainda um claustro, à volta do qual, e à semelhança dos claustros monasteirais, se dispunham várias dependências como o cartório, a casa dos expostos, etc. Nos inícios do século XX, numa data média que podemos reportar a 1905, foi modificada a fachada com o avanço do corpo médio, coroado com um frontão de matriz clássica.
Assim, o actual edifício da Santa Casa da Misericórdia apresenta uma fachada principal em arcada ricamente decorada, ocupando uma posição proeminente no Largo do Senado. O frontispício é composto por uma mistura de colunas e pilastras entre as arcadas, criando um corredor coberto ao nível térreo e uma varanda no nível superior. O ritmo das pilastras e a dinâmica geral dos elementos conferem ao edifício uma grande vivacidade. Com excepção das bases de granito ao nível da rua, todo o edifício está pintado de branco, transmitindo uma imagem de grande elegância e uma sensação de tranquilidade. Em termos arquitectónicos, é de estilo neoclássico, embora apresente também alguma influência do estilo maneirista, denotada pelo uso de colunas falsas como elementos decorativos.

O edifício da Santa Casa está locallizado em pleno Centro Histórico da cidade, incluído na Lista de Património Mundial da UNESCO. O núcleo museológico merece uma visita demorada.

A 2 de Julho celebra-se o dia da Misericórdia.

"Quando cheguei a este porto, dito do nome de Deus, havia cá poucas habitações de portugueses... Mal cheguei, abri um hospital, onde se admitem tanto cristãos como pagãos... Criei, também, uma Confraria da Misericórdia... para prover a todos os pobres e envergonhados e aos que precisem..."
Carta de D. Belchior a um padre relatando os seus primeiros anos em Macau.
The Holy House of Mercy, 仁慈堂慈善會, or Santa Casa de Misericórdia, is the oldest social institution in Macau. It is one of the most prominent buildings at the Largo do Senado. The Holy House of Mercy was founded in 1569 by Dom Belchior Carneiro, the first Bishop of Macau, with the intention of doing charitable work for the local community, and in so doing, hoping to win some souls. The Holy House of Mercy was instrumental in establishing the first western-style hospital in Asia. The hospital, for treating victims of leprosy, was located in the St Lazarus district.

As arcadas
Postal de 1984
The Holy House of Mercy is housed in a white-washed neoclassical structure that takes a central space in the spacious Largo do Senado. Today it is a sort of museum. Among the items on display includes Dom Belchior Carneiro's skull.

Sem comentários:

Enviar um comentário