segunda-feira, 2 de julho de 2012

Faleceu Adelino Serra de Almeida, ex-director da Escola Central

Antigo director da “Escola Central” e membro de várias direcções do Sporting Clube de Macau, Adelino Serra de Almeida faleceu em Portugal aos 96 anos de idade. Muitas gerações de macaenses ainda terão na memória a figura de Adelino Serra de Almeida, antigo docente e dirigente desportivo no território que faleceu quinta-feira aos 96 anos de idade.
Natural de Lisboa, chegou a Macau em 1949 e até 1966 foi professor e director da Escola Primária Pedro Nolasco da Silva, também conhecida como “Escola Central”. “Como director da Escola devem-lhe ter passado centenas de alunos pelas mãos”, salienta Luís Machado, destacando ainda outra faceta do professor Serra: “era sportinguista do coração e foi grande impulsionador da transferência de vários jogadores macaenses para o Sporting Clube de Portugal”.
Antes de se reformar (em 1966) e regressar a Portugal, Adelino Serra de Almeida fez parte de um grupo de sportinguistas que, nos inícios dos anos 50, “ressuscitou” o Sporting Clube de Macau, juntamente com António Conceição, Mário Abreu, major Cabreira Henriques e o “Matos dos Correios”, entre outros, conforme recorda Vítor Serra de Almeida, filho do professor e actual presidente da assembleia-geral da Casa de Macau em Portugal. O professor Serra integrou ainda várias direcções do Sporting Clube de Macau, quase sempre como secretário geral.
Vítor Serra de Almeida frisa aliás que “por diligências suas [do professor Serra] e do Dr. António Conceição, conseguiu-se a transferência dos jogadores macaenses Joaquim Pacheco e Augusto Rocha para o Sporting Clube de Portugal”. Adelino Serra de Almeida desempenhou também um papel fulcral na contratação pelo Benfica dos atletas de ténis de mesa Alberto Ló e José Kong, que viriam a ser internacionais por Portugal.
in JTM 2-7-2012

Sem comentários:

Enviar um comentário