sábado, 29 de março de 2025

"A public ball" em 1888

Na edição de 13 de Fevereiro de 1888 do jornal The London and China Telegraph surgem duas pequenas notícias - numa só - sobre Macau. A primeira dá conta de um baile em honra do governador Tomás de Sousa Rosa organizado pelo Leal Senado na Casa Garden - a 8 de Janeiro desse ano - integrada no chamado Jardim Camões, propriedade comprada anos antes, em 1885, pelo governo de Macau. A segunda informa que a polícia de Macau irá experimentar em breve a inclusão de elementos "maharattas". Alusão aos "marathas", em português arcaico, também originários da Índia, mas diferentes dos chamados "mouros". Estes últimos, originário de Goa, fizeram parte do contingente policial local deste 1873 ficando alojados no então novo Quartel dos Mouros.
"A public ball was given on Jan 8 by the Leal Senado in the spacious building in the Gruta de Camoens, Macao, in honour of his Excellency Senhor Thomaz de Souza Roza. An experiment is to be made at Macao with a number of Maharattas for the police force. The force at present in the Holy City is composed of European Portuguese men who have belonged to the garrison, Macaenses and Chinese lokangs."
Retrato de Tomás Sousa Rosa enquanto governador de Macau
Pode ser visto na Galeria dos Governadores, Museu do CCCM, Lisboa

Nesta altura o conselheiro Tomás de Sousa Rosa (1844-1918) já não era governador de Macau. Tinha sido entre 1883 e 1886, mas era agora ministro plenipotenciário de Portugal para a China, Japão e Sião (Tailândia). Nessa condição negociou e assinou a 1 de Dezembro de 1887 em Pequim - o homólogo era Sun Xuwe - o "Tratado de amizade e commercio entre Portugal e o Império da China" que no artigo 2º estipulava que "A China confirma a perpétua ocupação e Governo de Macau e suas dependências por Portugal como qualquer outra possessão portugueza". No artigo 3º - "Portugal obriga-se a nunca alienar Macau e suas dependências sem acordo com a China."
No baile referido Sousa Rosa estava pois em Macau regressado de Pequim. Para além da compra do Jardim de Camões e Casa Garden, o seu mandato como governador fica ainda marcado por ter sido adquirido o antigo Palácio do Barão do Cercal para passar a ser o Palácio do Governo (Praia Grande), plantação de milhares de árvores, saneamento e construção do Bairro de S. Lázaro, saneamento da zona da Horta da Mitra, etc...

Sem comentários:

Enviar um comentário