sexta-feira, 23 de julho de 2021

Rua da Fonte da Inveja

A Rua da Fonte da Inveja tem início na Avenida de Sidónio Pais e termina no acesso ao Túnel do Monte da Guia. O topónimo surge referido no “Cadastro das Vias Públicas e Outros Lugares da Cidade de Macau” publicado em 1925  mas é anterior.
A “Fonte da Inveja” era uma das várias existentes em Macau e refere-se a uma fonte que brotava antigamente na esquina da rua, sendo conhecida em chinês por “I Long Hou” (Garganta de dois dragões). Já uma outra não muito distante, a Fonte da Flora, é conhecida por Tai Long Hau, ou seja Boca do Grande Dragão.
Reza a história que a bica desta fonte tinha a forma dum peixe e o arco do pórtico representava a cabeça dum cão. Os chineses, ao que parece, viram um dragão... Eis a explicação para o nome da rua em chinês. As águas eram provenientes da Colina da Guia.
A origem do nome em português está num relatório de Janeiro de 1883 do director das Obras Públicas, Constantino José de Brito.

1 comentário:

  1. O túnel do Monte da Guia foi aberto há uns 100 anos, no tempo em que era diretor das Obras Públicas o Engº Trigo, para pesquisa de água. Fica no Jardim da Flora e a rua que lhe dá acesso a partir da av. Sidónio Pais chama-se Travessa do Túnel. Atravessa toda a colina da Guia e vai sair à Estrada de Cacilhas. Na sua extremidade do lado da Estrada de Cacilhas foi construído um paiol, por volta de 1950.

    ResponderEliminar