Em 1851 o governador Isidoro Francisco Guimarães, visconde da Praia Grande, mandou construir um palácio na avenida da Praia Grande. Ficava frente ao fortim de S. Pedro na Rua da Praia Grande e nele seriam instalados o Palácio do Governo e as diferentes repartições públicas pelo que viria a ficar conhecido como Palácio das Repartições.
Em 1884 a sede do governo seria transferida para o palácio do visconde do Cercal, ficando no anterior palácio apenas os serviços públicos.
Este edifício, com o nome de Palácio das Repartições (imagem abaixo), seria demolido em 1946 e no seu lugar foi construído o Edifício das Repartições Públicas (inaugurado em 1951). Na década de 1980 albergou o Tribunal de Macau. Já no final do século XX passou a ser usado como sala de exposições.
Na imagem cerca de 1890-1900 pode ver-se em primeiro plano, de forma parcial do lado direito, o edifício dos correios. Ao lado, o Palácio das Repartições.
Na imagem cerca de 1890-1900 pode ver-se em primeiro plano, de forma parcial do lado direito, o edifício dos correios. Ao lado, o Palácio das Repartições.
"About the centre of the Praya Grande is situated the building now occupied as Government Offices. It is one of the finest and largest buildings on the Praya Grande; and was for many years the residence of the Governors. Sr. Roza transferred his gubernatorial dwelling to the fine Cercal Palace, further along, which is now the Government House of Macao; and the Judicial Department and that of the Junta de Fazenda were moved into the former head-quarters of the Governor. As sufficient space room for the department of the Procurator of Chinese Affairs was found in this same building, it was moved from its old office, a house belonging to the old convent of Santa Clara."
J. Dyer Ball in "Macao: the Holy City, the Gem of the Orient Earth", 1905.
Tradução/adaptação:
"Perto do centro da Praia Grande está situado o prédio hoje ocupado pelas Repartições Governamentais. É um dos maiores e mais belos edifícios da Praia Grande; e foi durante muitos anos a residência dos Governadores. O Sr. Roza transferiu a sua residência governamental para o belo Palácio do Cercal, mais adiante, que é hoje o Palácio do Governo de Macau; e o Departamento Judicial e o da Junta de Fazenda foram transferidos para a antiga sede do Governador. Como neste mesmo edifício se encontrou espaço suficiente para o gabinete do Procurador dos Assuntos Sínicos, este foi transferido do seu antigo escritório, para uma casa pertencente ao antigo convento de Santa Clara."
Sem comentários:
Enviar um comentário