No cruzamento da Estrada dos Parses com a Estrada de Cacilhas, junto à antiga moradia de Manuel da Silva Mendes fica o Pavilhão Cheok Kun, integrado num pequeno jardim.
De formato hexagonal o pavilhão tem no topo um telhado típico chinês com telhas vidradas de cor verde assentes sobre seis pilares.
Foi construído em 1949 pela família do rico comerciante chinês Huang Yuqiao - na altura com 90 anos - que tinha uma mansão perto da Travessa da Palanchica e foi o fundador do Teatro Capitol em 1931.
Mas a estrutura foi edificada em memória do patriarca, o sr. Huang Zhuoyuan, tendo por isso ficado conhecido como "Pavilhão Zhuogong".
Para além de proteger da chuva os transeuntes proporcionava uma vista panorâmica sobre os aterros do Porto Exterior a partir do sopé da colina da Guia.
Ao longo do tempo a estrutura foi-se degradando. Em 2002 os descendentes da família, com o apoio do Instituto Cultural, subsidiaram as obras de restauro.
Estrada dos Parses (ao fundo à esq. entrada para o Cemitério dos Parses) |
Num dos vários conjuntos de inscrições em chinês pode ler-se: "O som agradável dos pinheiros fervendo, olhando para os galhos altos das árvores, me lembra a quadra de carpas voltada para o sol; parando para olhar a vista do mar, sinto que o vento forte e as ondas enormes deveriam ser acompanhados por gente voadora."
Perspectiva do século 21 |
Em 2002 o pavilhão foi alvo de obras de restauro.
Sem comentários:
Enviar um comentário