Parada e revista a guardas da Polícia de Segurança Pública no Porto Exterior: Mário Soares acompanhado de Melancia (dta) e Eurico de Melo (esq) |
A 27 de Fevereiro de 1989, uma segunda-feira, Mário Soares (1924-2017) inicia uma visita a Macau que durará 3 dias. É a sua primeira visita oficial ao território enquanto chefe de Estado. Carlos Melancia era o Governador (tomara posse em 1987). Soares é acompanhado por Eurico de Melo, Vice Primeiro-Ministro e Ministro da Defesa. Marcelo Rebelo de Sousa, actual Presidente da República, também integra a comitiva presidencial.
No regresso a Lisboa, a 28 de Março desse ano ocorre uma reunião do Conselho de Estado convocada para se pronunciar sobre uma estratégia nacional para Macau de acordo com a Declaração Conjunta Luso-Chinesa.
Um dos discursos de Mário Soares é feito na Aula Magna da Universidade da Ásia Oriental onde estão presentes as mais importantes personalidades da vida do território: Bispo, Monsenhor Manuel Teixeira, e líderes da comunidade chinesa.
Fotografias da autoria de Luís Vasconcelos.
Fotografias da autoria de Luís Vasconcelos.
Soares discursa na Universidade da Ásia Oriental. Marcelo sentado (1º do lado direito)
Em Setembro de 1990 Carlos Melancia solicita a exoneração do cargo de governador na sequência de suspeitas de corrupção levantadas pela imprensa. Mário Soares nomeia Murteira Nabo governador do território até à realização das eleições presidenciais e faz nova visita a Macau onde afirma “Sou dos que acreditam no futuro de Macau. Digo-o, claramente, ambiguidades, por ser a minha visão sincera e fundamentada e não para criar confiança e estabilidade entre os cépticos”. Rocha Vieira, o novo governador, tomaria posse a 23 de Abril de 1991.
Sem comentários:
Enviar um comentário