segunda-feira, 10 de julho de 2017

Vasco da Gama: 1497-2017

Busto de Vasco da Gama em Macau
Em 2017 assinalam-se os 520 anos da viagem de Vasco da Gama à Índia, a primeira da história a ligar, por via marítima, a Europa ao Oriente. O feito viria a criar condições para a chamada Carreira da Índia e a Rota do Cabo permitindo 'alcançar' Macau poucos anos mais tarde.
A 8 de Julho de 1497 (dia da Marinha), cerca de 150 homens distribuídos por 3 naus (S. Gabriel, S. Rafael e Bérrio) e um navio de pequeno porte com mantimentos, partiram da zona do Restelo chegando a Calecut em Maio de 1498.

Da viagem resultou um manuscrito intitulado "Roteiro da primeira viagem de Vasco da Gama à Índia, 1497-1499" que se acredita ter sido escrito a bordo por Álvaro Velho. O documento do século XVI, que não está assinado e que é uma cópia (a única), já que o original se perdeu, entrou para o Registo da Memória do Mundo da UNESCO em 2013 e não inclui o relato completo da viagem. Para a UNESCO trata-se de “um testemunho verdadeiro da forma como Vasco da Gama, à frente da sua frota, descobriu a rota marítima para a Índia” numa aventura “sem precedentes” e “um momento determinante que mudou o curso da História”. E conclui: “Além de constituir uma das maiores explorações marítimas realizadas, à época, pelos europeus, a viagem de Vasco da Gama originou “uma série de acontecimentos que viriam a transformar o mundo."

Sem comentários:

Enviar um comentário