sábado, 22 de julho de 2017

Em busca do Inominado


"Em busca do Inominado: Silva Mendes e sua reescrita de alguns trechos do Dao De Jing e do Nan Hua Jing" é o título da tese de mestrado em Literatura Portuguesa da autoria de Erasto Santos Cruz apresentada em medos de 2016  na Universidade de S. Paulo e agora tornada pública.
"Esta dissertação tem como objetivo apresentar a obra Excerptos de Filosofia Taoista do autor Manuel da Silva Mendes, considerado o primeiro português a estudar e divulgar a tradição taoísta chinesa em Macau. Baseado nos conceitos de que tradução é uma recriação ou reinvenção, apresentados por Haroldo de Campos em sua obra Da transcriação poética e semiótica da operação tradutora, 2011, procurar-se-á analisar quatro poemas da obra em questão a fim de demonstrar que estes tratam-se de adaptações dos trechos dos livros clássicos do pensamento chinês 道德經 Dào Dé Jīng de 老子 Lăozĭ, e 南華經 Nán Huá Jīng de 莊子 Zhuāngzĭ. Para se atingir este fim, será feita uma análise comparativa com os originais em chinês clássico e com as traduções para o inglês do sinólogo escocês James Legge, tradutor com o qual Silva Mendes dialoga. A análise também servirá para mostrar as semelhanças e diferenças entre as versões poéticas do autor português e as originais, em sua grande parte escrita em prosa."
"Fala o vulgo, discute e discreteia. E cuida em seu orgulho saber tudo: Contempla o sábio o mundo que o rodeia. E, por fim, recolhido, fica mudo!... "
Manuel da Silva Mendes in Excerptos de Filosofia Taoista (1930)

Sem comentários:

Enviar um comentário