sábado, 1 de julho de 2017

Breve história da Igreja de Santo António


Conhecido entre os chineses por Fa Vong Tong (Igreja das Flores) - está localizada junto ao Jardim Camões - a Igreja de Santo António é uma das mais antigas de Macau sendo aqui o primeiro local onde os jesuítas se instalaram ainda antes de 1560. Começou por ser construída em madeira e bambú e depois, em 1638, em pedra. Uma cruz de pedra existente no adro (e outra na fachada) atesta este facto. Sofreu um incêndio em 1809 e foi reconstruída no ano seguinte.
Após a passagem de um tufão em Setembro de 1874 (imagem acima) ficou bastante destruída sendo remodelada em 1875.
Sofrei ainda obras de restauro em 1930 e na década de 1950 que lhe conferem o actual aspecto de cor cinzenta do "shangai plaster". Faz parte do conjunto de monumentos do "Centro Histórico de Macau" incluído pela UNESCO na Lista do Património da Humanidade. 
Composta por dois pisos, apresenta uma fachada neoclássica de desenho simples, encimada por um arrojado frontão clássico. O frontispício é assimétrico, apresentando de um dos lados uma torre sineira. No topo da fachada existe uma estátua de Santo António com o menino Jesus ao colo (e tb no interior).
Curiosidades:
Santo António é um santo "militar" e "Capitão" de Exército Português desde 1783 tendo sido alistado como soldado em 1623. 
Até 1999 (ano da transferência da soberania de Macau para a China), todos os anos, a 13 de Junho, realizava-se uma cerimónia em que o Presidente do Leal Senado lhe entrega o soldo e a sua imagem era levada em procissão ao redor da Igreja até ao Largo de Camões.
O valor do soldo foi variando ao longo do tempo: em 1783 era de 240 taéis. Nos anos 50 do século passado de duas mil patacas. Em 1967 passou para seis mil; em 1996 era 45 mil patacas, Em 1999 foi a última vez que, o então, Leal Senado, pagou o soldo devido a Santo António.
Muito perto da igreja está uma estátua de André Kim Taegon, santo e mártir da Igreja Católica. Considerado o primeiro sacerdote católico da Coreia. Durante o tempo que estudou teologia em Macau frequentou esta igreja.

Sem comentários:

Enviar um comentário