terça-feira, 24 de maio de 2016

Os Pátios Antigos

Os pátios são uma tipologia urbana muito característica de Macau, em que várias casas dão para uma zona central. 
Existem em matriz portuguesa e chinesa (onde se destaca a construção em tijolo de cor cinzenta) e em muitos casos têm-se vindo a degradar ao longo dos anos sem que pouco ou nada tenha sido feito com vista a sua preservação enquanto marcas dos bairros antigos do território. 
 
Entre os exemplos mais característicos desta tipologia temos o Pátio das Seis Casas, o Pátio dos Cules e o Pátio da Claridade, entre muitos outros, que refiro abaixo numa listagem aleatória por ordem alfabética e não exaustiva. Alguns dos pátios mencionados já não existem. Para além da diversidade dos nomes pode atestar-se do quão importantes foram num território de dimensões exíguas.
Pátio do Abridor. Pátio do Adem. Pátio da Adivinhação. Pátio de Adolfo Loureiro. Pátio da Águia. Pátio de Além-Bosque. Pátio do Alfinete.Pátio da Ameaça. Pátio do Amparo. Pátio do Arco. Pátio da Assunção. Pátio do Aterro.Pátio do Balachão. Pátio do Banco. Pátio da Barca. Pátio da Barra.Pátio da Bátega.Pátio do Bem-Estar. Pátio da Boa Morte. Pátio da Boa Vista. Pátio do Bonzo. Pátio da Cabaia. Pátio da Cadeira. Pátio das Calhandras. Pátio de Chan Loc. Pátio de Chôn Sau. Pátio da Claridade. Pátio do Comprador. Pátio dos Cules. Pátio do Desgosto. Pátio da Dissimulação. Pátio do Espinho.Pátio da Eterna Felicidade. Pátio de Hó Chin Sin Tong. Pátio de Hong Fat. Pátio do Lilau. Pátio do Mainato. Pátio do Milhafre. Pátio da Mina. Pátio do Padre António. Pátio de S. Domingos.Pátio de S. Lázaro. Pátio das Seis Casa.Pátio da Tercena. Pátio do Vaz. Pátio dos Velhos. Pátio das Verdades
Em cima, edifício no Pátio da Claridade, entre a Travessa da Assunção e a Rua da Praia do Manduco, numa foto de Luis Trabuco.
Sugestão de leitura: um artigo do JTM (foto acima) intitulado "A Vida num Pátio" da autoria de Raquel Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário