quarta-feira, 25 de março de 2015

As festividades de T'ou Tei, o Deus da Terra

Por estes dias celebra-se em Macau a festividade do Tou Tei, o Deus da Terra, também conhecido por Tu Di Gong (2º dia do 2º mês lunar). Para além dos espectáculos de ópera Yueju (cantonense), ocorrem também danças do leão pelas ruas para pedir boas colheitas. Tal como noutras festividades chinesas é habitual a queima de incenso nos templos. À mesa não pode faltar o leitão assado.
Ópera cantonense junto ao mercado da Horta da Mitra (2015). Foto de Carlos Dias.
Em Macau um dos vários templos dedicados a Tou Tei fica na Rua da Ribeira do Patane (T'ou Tei Miu), numa encosta e numa das zonas mais antigas do território. A construção data de meados do século 18 (dinastia Ming). Nele destacam-se as inscrições de caracteres chineses nas pedras. O templo é composto por três pavilhões: um dedicado a T'ou Tei, outro a Kum Iam, a deusa da Misericórdia, e um outro dedicado a Buda.
Reza a lenda que a sua construção se deve aos moradores do Patane que se juntaram para prestar homenagem a Lam Seng. Seu pai, acusado da prática de um crime, foi preso, e a mãe, com o desgosto, morreu e Lam Seng decidiu enforcar-se. Três vezes tentou e três vezes a corda partiu. Foi então que aconselhado por um amigo, Lam Seng foi jogar para angariar dinheiro e pagar a libertação do pai. Lam Seng saiu vitorioso e os moradores de Patane elegeram-no Deus local do Bairro do Patane e mandaram construir este templo no Largo do Pagode de Patane que fica no sopé do montículo do Patane sobre o qual floresce o Jardim da Gruta de Camões.
Aspectos das festividades deste ano fotografadas por Bessa Almeida

3 comentários: