sábado, 28 de março de 2015

Minchi: receita e um pouco de história

Respondendo à solicitação de vários leitores para que publicasse mais receitas da gastronomia macaense, escolhi para hoje o “Minchi”, um dos pratos mais conhecidos/populares.
O nome terá tido origem na expressão inglesa "to mince" (picar) ou "mince" (picado) sendo por isso muito provável que tenha sido 'importado' da comunidade macaense residente em Hong Kong e que para ali foi nos primórdios da então colónia britânica. Começou por ser um prato muito apreciados pelos mais novos.
Existem inúmeras variedades de receitas - a Confraria da Gastronomia Macaense tem registadas 17 - mas que no essencial assentam nos seguintes ingredientes (para 4 pessoas):
750 gr. de carne de vaca/porco ou mistura das duas; 1 cebola picada; 1 cebola seca picada
1 dente de alho picado; 2 colheres de sopa de azeite; 3 colheres de sopa de molho de soja;
batata cortada em cubos pequenos; pimenta e sal q.b.; 1 folha de louro; água q.b.; 125 gr. chouriço de carne (opcional); arroz branco q.b.; 1 ovo estrelado.
Modo de preparação:
Pica-se a carne, juntamente com o chouriço, no caso de ser só de vaca. Refogam-se, em azeite, as cebolas picadas e o alho esmagado e acrescenta-se o louro. Assim que a cebola começar a estalar, adiciona-se a carne, tempera-se com sal, tapa-se o tacho deixando refogar em calor brando, e mexendo de vez em quando. Logo que a carne estiver cozinhada, polvilha-se com pimenta e junta-se o molho de soja, continuando a refogar sempre tapada.
Quando começar a secar, cobre-se com água, torna-se a tapar e deixa-se acabar de cozer, sempre em lume brando, devendo ficar com pouco molho mas apurado. Por fim, juntam-se pequenos cubos de batata fritas. Acompanha com arroz branco e um ovo estrelado no topo.
A Gastronomia Macaense foi inscrita na Lista do Património Cultural Imaterial de Macau em 2012. As imagens são de uma colecção de 12 postais editadas pela Direcção dos Serviços de Turismo de Macau em 1984. Bom fim de semana e bom apetite!
Minchi is a traditional dish from Macau. There are several versions of minchi, using different ingredients. This recipe is one of the most common. Please use the translation button.

Sem comentários:

Publicar um comentário