Muitas das fotografias de vários países do mundo na década de 1920 que sobreviveram até hoje são da autoria de James Dearden Holmes (1873-1937). Este fotógrafo inglês, bastante conhecido no seu país, entra em cena quando a fotografia estereoscópica começava a massificar-se.
É então que a empresa de tabaco, Cavanders, o contrata para fazer fotografias em todo o mundo. As fotos serviriam para ser incluídas nos pacotes de tabaco.
Holmes viajou durante três anos - entre 1924 e 1927 - e visitou centenas de países incluindo Egipto, Índia, Birmânia, Paquistão, Austrália, Nova Zelândia, Nova Guiné, Bornéu, Indonésia, Singapura, Malásia, Tailândia, Vietname, Cambodja, Hong Kong, Macau, China, Coreia do Sul, Japão, EUA, Canadá, México, Cuba, Jamaica, Costa Rica, Panamá, Peru, Chile, Argentina, Uruguai, Brasil, Portugal e Macau.
As fotografias eram impresso em vários formatos. Os da "Cavanders" eram miniatura.
Verso dos cartões onde eram impressas as imagens
Chineses a jogar no Largo da Caldeira (Porto Interior)
Sabe-se que Holmes esteve em Macau em Fevereiro de 1926 tendo passado por Hong Kong em pleno ano novo chinês, a 13 de Fevereiro desse ano e chegou a Shangai no navio Khiva a 24 de Fevereiro.
As fotos seriam ainda utilizadas pela agência de viagens Sunbeam tours. O seu acervo, conhecido como "World Travel" é composto por mais de 9 mil fotografias. Em Macau James Holmes fez 17 registos dos quais dou a conhecer aqui alguns com a devida autorização dos actuais proprietários do espólio.
Vista do século 21 do templo de Kun Iam (Av. Coronel Mesquita)
"Um poço chinês" frente ao templo de Kun Iam é a legenda original desta foto.
A estereoscopia é uma técnica fotográfica que procura reproduzir a sensação de profundidade, captada naturalmente pelo olhar. O método mais comum consiste em criar duas fotografias distintas que, postas lado a lado, transmitem a sensação de terem três dimensões.
As fotos estereo, eram impressas num cartão que depois era introduzido numa máquina, a Camerscope, que dava profundidade às fotografias planas, parecendo ser tridimensionais.
A Cavenders não foi a única empresa a utilizar esta estratégia de marketing como se pode ver na imagem acima da marca de "Cigarros Bock" também na década de 1920. Mas outras marcas de outros produtos o fizeram.
Excertos do catálogo de mais de 9 mil negativos da autoria de J. Dearden Holmes.
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