quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Morreu José Luís Machado, ex-comandante militar

José Luís Machado, pai de Luís Machado, faleceu ontem (dia 17) a poucos dias de completar 90 anos. Deixa para trás um importante passado militar e um casamento de seis décadas
A farda acompanhou-o em grande parte da vida. O cabelo impecavelmente penteado para trás também, quando os fios eram negros e quando se tornaram brancos. José Luís Machado, residente em Oeiras, faleceu ontem no Hospital de São Francisco Xavier. Permanecerá a recordação de um homem com um percurso cheio de louvores e condecorações. A passagem por Macau marcou-lhe a vida.
Nascido no norte de Portugal, José Luís Machado entra na Escola do Exército em Lisboa, onde inicia o curso de artilharia, corria o ano de 1942. Essa decisão serviria de trampolim a várias viagens até às antigas colónias portuguesas. Em 1947 é enviado para Moçambique e entre o mesmo ano e o seguinte, acompanha uma expedição para a Índia com a Bateria Ligeira de Moçambique. Os anos ’49 e ’50 são passados em Lourenço Marques, sendo promovido a capitão em 1951. Meses depois, regressa a Portugal, passa por Évora e por Vendas Novas.

José Machado, então comandante da PSP, e a esposa, conversam com o governador Nobre de Carvalho e Teddy Yip no casino Estoril, em Janeiro de 1968
É em meados do século que Macau se cruza nas rotas de José Luís Machado. A chegada acontece em 1954, integrando o Agrupamento de Artilharia como capitão. adjunto do Comandante de Agrupamento, depois director do Depósito de Material de Guerra e chefe de Serviço de Material foram outros dos cargos desempenhados até 1960.
Os três anos seguintes são preenchidos por mais uma viagem, desta vez Angola. No entanto, 1967 traz um regresso ao território. Entre esse ano e 1971, o tenente-coronel José Luís Machado assume o cargo de comandante da Polícia de Segurança Pública. E até 1973 desempenha, já com as insígnias de coronel, as funções de comandante militar, no Comando Territorial Independente de Macau.
Nessa altura, a partida é em direcção a Portugal para se tornar comandante da Escola Prática de Artilharia, assumindo também as funções de professor. Entre 1974 e 1984, José Luís Machado passa pela direcção da Arma de Artilharia. Coronel adjunto, bibliotecário e comandante do aquartelamento são outras das funções desempenhadas em vida. Em 1989, reforma-se, acumulando um percurso repleto de louvores, ao todo 20, e 12 condecorações.
A par do percurso profissional, a vida de José Luís Machado ficou marcada por um longo enlace, o do casamento que completava no próximo mês 64 anos de longevidade. Deixou ainda quatro filhos, oito netos e duas bisnetas.
Excerto de notícia do JTM de 18-01-2012

Sem comentários:

Enviar um comentário