quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Exposição "Nostalgia Renovada"

 Lei Chiu Vang: Largo do Senado na década de 1970
 O Largo do Senado no início do século XX numa fotografia anónima
Rua com restaurantes. Foto de José Neves Catela (1925-1941)
Lei Iok tin: Macau visto da Guia em 1968
O Macau antigo está a desaparecer. Nas ruas brilham as luzes de néon, casinos e arranha-céus surgem por toda a cidade. Quantos revêem na “Las Vegas do Oriente” a “pacífica Macau do passado”? Apesar de pertencerem ao passado, as imagens de um Macau antigo foram captadas pelas câmaras fotográficas e estão aqui patentes nesta exposição para reavivar as memórias de todos. A exposição Nostalgia Renovada: Macau Antigo + Novas Abordagens, organizada pelo Museu de Arte de Macau, em torno de antigas fotografias de Macau que servem de mote a um novo olhar contemporâneo sobre a cidade.
A exposição divide-se em duas secções: a primeira apresenta cerca de duzentas fotografias, que documentam a ambiência de Macau antigo. Dos fotógrafos antigos, destacam-se José Neves Catela, Lei Iok Tin, Tam Kai Hon, Ou Ping, Lei Chiu Vang, Fong Chi Fung e Sit Lek Kan, cujas imagens estão organizadas em dez séries de trabalhos, como “Ruínas de S. Paulo”, “Arcos Comemorativos dos Feriados Nacionais”, “Sol e Barco à Vela” e “Cenas de Rua”.
A segunda secção apresenta trabalhos de oito artistas convidados locais: Bianca Lei Sio Chong, Tyr, Vincent Hoi Kuok Meng (imagem acima), Candy Kuok Soi Peng, Wong Chon Kit, Peng Yun, Lou Chong Neng e Yves Sonolet. Estes artistas utilizaram diversas técnicas da arte contemporânea, como os multimédia, a dança e o teatro, para reproduzirem e reinterpretarem a ambiência de Macau antigo. (... )
O Museu de Arte de Macau dedica-se à recolha e estudo de fotografias de Macau antigo, e já realizou várias exposições sobre esta temática com vários fotógrafos locais.
Texto de introdução à exposição. Da autoria de Chan Hou Seng, director do Museu de Arte de Macau onde a mostra pode ser vista até ao próximo mês de Abril.

Sem comentários:

Publicar um comentário