sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Bom ano / Happy New Year / 新年快樂 / 新年快乐

Frente ao Solmar em 1969 vendo-se ao fundo a estátua de Jorge Álvares
2011 foi um ano (com muito) para esquecer, mas o país deveria ter lembrado os 500 anos passados sobre a conquista de Malaca (1511) e o que significou esse período que durou até 1641. Foi dali que, por exemplo, Jorge Álvares aportou pela 1ª vez à costa chinesa (entre o que é hoje a zona que vai de Hong Kong a Cantão) em 1513 e surgiu mais tarde Macau.
Felizmente, apesar da distância e do abandono, a mais de 10 mil Km's quem lá mora não esquece as suas origens.
Para mim, sem memória...não há futuro. E é essa a razão de existir deste projecto. Bom ano!
O 'palácio' das Repartições (de 1951) numa fotografia de 1958
Jorge Álvares era escrivão da nau São João da Rumessa que faz a ligação comercial entre Cananor e Goa. Em 1513 encontra-se em Malaca, de onde parte como escrivão de um junco enviado à China por Rui de Brito Patalim, capitão de Malaca, numa parceria entre as autoridades portuguesas e o mercador quelim Nina Chatu. Jorge Álvares torna-se, deste modo, o primeiro português a atingir a China e a colocar um padrão português num porto chinês - Tamau, a cerca de 20 Km de Cantão. Nos anos seguintes, Jorge Álvares volta a realizar viagens à costa chinesa em 1517 e 1519 e torna-se tradutor. Durante a realização de uma nova viagem à China em 1521, Jorge Álvares adoece e morre em 8 de Julho desse ano. De acordo com João de Barros, é enterrado junto do padrão que erguera anos antes e onde já enterrara o seu filho.
A estátua que existe em Macau - da autoria do escultor Euclides Vaz - foi inaugurada a 16 de Setembro de 1954  na praça com o mesmo nome - ficando mesmo em frente ao edifício das "Repartições Públicas". Nesse dia o governador Marques Esparteiro justificou a inauguração com esta frase: "Portugal saldou uma dívida moral"... 
Em Freixo de Espada à Cinta (Portugal) existe uma outra estátua (do mesmo escultor) que a população de Macau ajudou a pagar.

Sem comentários:

Enviar um comentário