sábado, 27 de dezembro de 2025

Plano de arruamentos "na parte norte da Cidade" em 1921

Excerto do "Plano Geral dos arruamentos e das novas avenidas a construir na parte norte da cidade de Macau", apresentado pelo director das Obras Públicas, coronel Adriano Augusto Trigo, ao Conselho Técnico na sessão de 15 de Setembro de 1921.

Duas imagens da zona - Av. Conselheiro Ferreira de Almeida junto ao Tap Seac - não incluídas no documento referido. Pode ver-se o mesmo edifício numa fachada lateral e na fachada principal; em cima na década de 1940 e em baixo na década 1970.
Estrada da Flora
Tomando para base do alinhamento as casas já existentes no começo da estrada da Flora, e a casa do china Sun para fazer o máximo aproveitamento das árvores já existentes, pode o alargamento ir até 26m, cortando sem grande prejuízo um passeio ao longo da Avenida Vasco da Gama e um bocado saliente do jardim de Sena Fernandes. O prolongamento desta grande Avenida pode fazer-se para os dois lados: primeiro até à Montanha Russa deixando um talhão que poderia ser aproveitado para campos de jogo, e do outro até à Praia Grande fazendo-se grandes expropriações. A largura obtida dividir-se-hia da seguinte forma: Dois passeios laterais de 4m de largura com placas de relva de 4,5m; Um passeio central de 4m, e placa de relva de 2m; faixas de rolagem de 7m.

Av. Conselheiro Ferreira de Almeida
Tem de largura, actualmente, 6m, se contarmos o espaço entre as árvores já existentes na parte da Avenida entre Horta e Costa e a Avenida de Mong-Há. Mantendo o alinhamento das árvores dum dos lados a propriedade Lu Lim-ioc e as casas do Tap-Siac, tem o alargamento de se fazer para o outro lado ficando então o seguinte: 1.º Um passeio de 2,5m puxando-se as árvores contiguas ao jardim de Lu Lim-ioc ao alinhamento das outras (o que beneficia as propriedades); 2.º Uma facha de rolagem de 5m; 3.º Um passeio central de 1m com as árvores já existentes do prolongamento da Avenida Conselheiro Ferreira de Almeida, trazendo-se ao alinhamento as que existem entre a Avenida Horta e Costa e Campo de Tap-Siac; 4.ºUma faixa de rolagem de 5m; e pôr último um passeio de 2,5m com uma plantação nova de árvores. Este passeio irá cortar um prédio sem grande importância na esquina da Avenida Adolfo Loureiro e Ferreira de Almeida, e os jardins das casas dos funcionários públicos no Tap-Siac, podendo então prolongar-se esta Avenida até ao fim do Campo de Tap-Siac, aproveitando-se as árvores já existentes para o passeio central. Mais tarde poderá ainda prolongar-se até à Rua do Campo; Largura futura 16m."

Sem comentários:

Enviar um comentário