domingo, 7 de dezembro de 2025

8 de Dezembro: Origens de um feriado

8 de Dezembro é feriado em Portugal e também é - ainda - em Macau. A data refere-se à Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal e também de Macau. Actualmente a festa religiosa ainda se realiza sendo considerada como Património Cultural Intangível de Macau, um reconhecimento do significado histórico e religioso.

Em cima detalhe da estátua de Nossa Senhora da Assunção na fachada das ruínas de S. Paulo. Nossa Senhora de Assunção e Imaculada Conceição são dois dogmas marianos distintos da Igreja Católica, já que se referem a momentos diferentes da vida de Maria, Mãe de Jesus: a Imaculada Conceição refere-se ao nascimento, enquanto a Assunção se refere ao final da vida terrena.

A festa da Imaculada Conceição tem origens pagãs e foi definida como uma festa universal a 28 de Fevereiro de 1476 pelo Papa Sisto IV. Em 25 de Março de 1646 o rei D. João IV proclamou, em Vila Viçosa, Nossa Senhora da Conceição, como padroeira e rainha de Portugal, em agradecimento da restauração da independência de Portugal em relação a Espanha.
"D. João, por Graça de Deus, Rei de Portugal e dos Algarves, etc… Faço saber aos que esta minha Provisão virem, que, sendo ora restituído, por mercê muito particular de Deus Nosso Senhor, à Coroa destes meus Reinos e Senhorios de Portugal; considerando que o Senhor Rei D. Afonso Henriques, meu Progenitor,… tomou por especial advogada sua a Virgem Mãe de Deus, Nossa Senhora, e debaixo dê sua sagrada protecção e amparo lhe ofereceu todos os seus sucessores, Reinos e Vassalos… Estando (eu) ora junto em Cortes com os três Estados do Reino… Com parecer de todos, assentamos de tornar por Padroeira de nossos Reinos e Senhorios a Santíssima Virgem Nossa Senhora da Conceição".
Após a chegada do despacho real a Macau, Nossa Senhora da Conceição seria proclamada padroeira (são 4 os padroeiros) de Macau. Foi também a partir desta data que a igreja e o colégio jesuita passaram a ter por ordem real a designação oficial "Colégio e Igreja da Imaculada Conceição". Até 1835 era ali celebrada a data e depois passou para a Sé.
O título de dogma católico foi atribuído a dia 8 de Dezembro de 1854. Invoca a vida e a virtude de Virgem Maria, mãe de Jesus, concebida sem mácula.
Echo Macaense 11.12.1898

Eis as origens da celebração desta data religiosa em Macau que em tempos idos era marcada por uma missa pontifical realizada na Sé a que se seguia uma procissão "com a veneranda imagem de Nossa Senhora da Conceição acompanhada de cânticos entoados à Virgem pelas congregações, escolas e colégios que se incorporaram nessa romagem de fé", de acordo com uma notícia de 1953.
Admite-se que a primeira confraria dedicada à Imaculada Conceição em Macau remonta a 1580 com a chegada dos franciscanos. Pouco depois seria construída a Igreja Mater Dei (anexa ao colégio de S. Paulo). Desse templo resta apenas a frontaria (hoje conhecida como das Ruínas de São Paulo) onde está a imagem da Senhora da Conceição. Marcas da devoção à Imaculada Conceição em Macau podem ainda ser encontradas no Colégio Salesiano, Igreja de São José, Igreja de São Lourenço, Colégio Yuet Wah, Colégio Ricci, etc..

Sem comentários:

Enviar um comentário