quarta-feira, 6 de julho de 2022

Documentário "Macau, Cidade do Nome de Deus"

"Macau, Cidade do Nome de Deus", de 1952, realizado por Ricardo Malheiro*, é um documentário, a preto e branco, com locução de Fernando Pessa. Trata-se de um registo na linha da política de propaganda do Estado Novo, com cerca de 10 minutos de duração e faz parte do espólio da Cinemateca Portuguesa.
O território é apresentado como um paragem exótica onde as comunidades portuguesa e chinesa convivem de forma exemplar. O principal destaque vai para os monumentos, igrejas, templos, hotéis e edifícios públicos. Não há qualquer referência ao jogo nem às zonas onde parte da população vivia em condições de pobreza.
"Na placidez das águas dos mares do sul da China, animadas pelo exotismo dos seus barcos e rodeadas pelo encanto das suas ilhas e costas verdejantes e coloridas, ergue-se uma velha e maravilhosa cidade portuguesa, rica de colorido e ineditismo, e diferente, muito diferente de todas as outras cidades portuguesas. Essa cidade é Macau, terra de colinas e outeiros, de jardins de sonho e frondoso arvoredo com um governo português que conta quatrocentos anos."
Excerto de texto da autoria de José de Freitas
Zona das piscinas municipais inauguradas em 1952

* Nesse ano Ricardo Malheiro (1909-1977) foi o cineasta oficial da visita do então Ministro do Ultramar ao Oriente, incluindo Macau. As imagens deste documentário foram feitas durante essa visita no Verão de 1952. No ano seguinte foi estreado o documentário dessa visita: "A viagem de Sua Excelência o Ministro do Ultramar ao Oriente".
Clube Náutico no Porto Exterior: molhe, juncos e ilha da Taipa ao fundo

Sem comentários:

Enviar um comentário