quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

"Um Rei e Três imperadores": exposição online

Resultado da conversão em formato digital da exposição homónima que esteve patente na galeria de exposições temporárias do Museu de São Roque (Lisboa), de 2 de dezembro de 2019 a 5 de abril de 2020, está agora online a mostra "Um Rei e Três Imperadores – Portugal, a China e Macau no Tempo de D. João V". 
O reinado de D. João V (1706-1750) correspondeu aos reinados de três imperadores da dinastia Qing (Kangxi, Yonzheng e Qianlong) e foi um dos períodos mais intensos e relevantes do relacionamento entre Portugal e a Europa e a China. Esse período foi igualmente marcante para a história de Macau e para a sua qualidade de porto internacional de comércio e de porto entre dois impérios, o português e o chinês.
Entre as peças raras que se podem ver consta um quadro de grandes dimensões do mercador Francisco Xavier Roquette, uma peça emprestada pela SCM de Macau. É dele o nome da actual Travessa do Roquete (começou por se denominar rua), na lateral do edifício da SCM de Macau.
Livro/Catálogo: edição SCML, 2019
Com coordenação científica e editorial de Jorge Santos Alves, o livro congrega estudos de reputados investigadores, com enfoque nas dimensões político-diplomática, comercial e marítima, cultural, científico-tecnológica e religiosa que caracterizaram um dos períodos mais intensos e relevantes do relacionamento entre Portugal, a China e Macau. O catálogo reúne ainda mais de 50 entradas de objetos pertencentes a coleções portuguesas e estrangeiras.

Sem comentários:

Enviar um comentário