quinta-feira, 1 de junho de 2017

"O Macaense - semanário republicano"

Entre 1919 e 1921 publicou-se em Macau o jornal "O Macaense - Semanário republicano". O jornal, publicado a 4 colunas, era propriedade da Empreza Jornalística Macaense, e o primeiro número é de 11 de Maio de 1919 e o último de 30 de Janeiro de 1921.
O administrador era Carlos Eugénio de Almeida e o director Damião Maximiano Rodrigues. Como redactores surgem os nomes de Luiz Nolasco e Manuel da Silva Mendes.
Esta publicação foi um dos muitos títulos (O Português, A Colónia, O Patriota, A Opinião...) surgidos no território no período que se seguiu à implantação da República em Portugal em 1910. Tal como as convulsões da primeira república e os sucessivos governos, também estas publicações tiveram uma curta existência.
Entre 1882 e 1891 existiu um outro jornal, com o mesmo nome, que se afirmava como "jornal político, litterário e noticioso".
A propósito do lançamento da Biografia de Manuel da Silva Mendes no próximo domingo na Feira do Livro de Lisboa (19h), recordo aqui esta faceta do biografado que colaborou de forma regular e intensa na imprensa macaense ao longo de 30 anos, sendo mesmo fundador de um jornal.
Nota: no passado mês de Maio o blogue registou um total de 16.258 pageviews o que perfaz uma média diária de 524 leitores.

Sem comentários:

Publicar um comentário