Por estes dias o Clube Militar de Macau (que começou por se denominar Grémio) comemora 147 anos de existência. Para assinalar a data recordo aqui como foi celebrado o primeiro centenário, em 1970.
Em cima, recorte do artigo publicado na revista do CIT - Centro de Informação e Turismo, em 1970, assinalando o 1º centenário da fundação da instituição. As celebrações iniciaram-se a 13 de Agosto e terminaram com um baile de gala a 31 de Dezembro.
Na verdade, quando foi fundado em 1870 por um grupo de oficiais do exército português, chamava-se Grémio Militar, e só podiam ser sócios os oficiais. Durante a Guerra do Pacífico (1941-1945), as instalações do grémio passaram a ser geridas pelo governo que ali instalou alguns dos refugiados oriundos de Hong Kong. Depois da guerra funcionou como Repartição da Fazenda até à inauguração do Palácio das Repartições no início da década de 1950. Em 1952 a Comissão Administrativa do Clube Militar nomeada em 29 de Outubro de 1951 pelo Governo convidou o Ministro do Ultramar, Manuel Maria Sarmento Rodrigues a (re)inaugurar o espaço, o que veio a acontecer a 30 de Junho de 1952, data a partir da qual a instituição passou a denominar-se Clube Militar e todos os militares podiam ser sócios.
Sem comentários:
Enviar um comentário