Em Novembro de 1892 o jornal O Independente publicava uma notícia onde se informava que no mês seguinte Macau iria assistir a um espectáculo único: a ascensão às 9 horas da noite de um aeróstato (balão) à altura de sete mil pés. O aeróstato do mexicano Leo Hernandez denominava-se Telegraph, tinha 150 pés de largura e 75 pés de altura e era iluminado por 500 luzes.
O local do feito - um marco na história da aviação em Macau - corresponde à actual zona do ténis civil na av. da República e mereceu mais duas referências em posteriores edições do jornal:
O local do feito - um marco na história da aviação em Macau - corresponde à actual zona do ténis civil na av. da República e mereceu mais duas referências em posteriores edições do jornal:
24 Dezembro 1892
“Realizou-se na tarde de segunda-feira última a ascensão aeronáutica do sr. Leo Hernandez, partindo do campo do Lawn Tennis. O aerostato elevou-se a uma altura considerável e tinha percorrido no sentido horizontal uma grande distância quando se viu desprender-se dele o pára-quedas com o auxílio do qual desceu o aeronauto, vindo a cair no mar em frente da vertente sueste da montanha da Guia, com espanto dos que presenciavam a queda. Leo Hernandez dirigiu-se em seguida a nado até uma das lanchas que estavam naquele sítio e que o recolheram, tanto a ele como ao pára-quedas e ao balão. Foi escassa a concorrência dos espectadores no local da ascensão; mas os montes vizinhos viam-se apinhados de curiosos, que não se arrependeram de ali terem ido assistir ao espectáculo.“
31 Dezembro 1892
“Realizou-se na tarde de segunda-feira última a ascensão aeronáutica do sr. Leo Hernandez, partindo do campo do Lawn Tennis. O aerostato elevou-se a uma altura considerável e tinha percorrido no sentido horizontal uma grande distância quando se viu desprender-se dele o pára-quedas com o auxílio do qual desceu o aeronauto, vindo a cair no mar em frente da vertente sueste da montanha da Guia, com espanto dos que presenciavam a queda. Leo Hernandez dirigiu-se em seguida a nado até uma das lanchas que estavam naquele sítio e que o recolheram, tanto a ele como ao pára-quedas e ao balão. Foi escassa a concorrência dos espectadores no local da ascensão; mas os montes vizinhos viam-se apinhados de curiosos, que não se arrependeram de ali terem ido assistir ao espectáculo.“
31 Dezembro 1892
“Fez no último sábado a sua ascensão; mas desta vez não lhe foi possível abrir de todo o pára-quedas, vendo-se obrigado a descer com o balão. O pior é que o sr. Hernandez por duas vezes expôs em Macau a sua vida sem que levasse consigo um avo, tendo gasto nesta cidade todo o produto dos espectáculos.“
"Leo Mexican Bill Hernandez, acrobat and aeronaut, would ascend from the West Point Praya. Then from the trapeze platform of his brilliantly illuminated balloon Mexican Bill would fire signal rockets from amid the clouds. The climax of his show had him floating to the ground on a fiery parachute – advertised as a stunt never done before. The cost to the Inner Enclosure was $HK1; Outer Enclosure.50 cents; soldiers, sailors and children half price. With the 9pm deadline approaching gate receipts exceeded $HK100"
Nota 1: Em Dezembro de 1890 Leo fez uma demonstração semelhante na Austrália.
Nota 2: O início da história da aviação em Hong Kong e Macau tem como primeiro marco um evento realizado a 3 de Janeiro de 1891, no campo de corridas de cavalos em Happy Valley. Na altura dois norte-americanos, Thomas Baldwin e o seu irmão mais novo, William Ivy, realizaram uma subida em balão descendo depois em pára-quedas. O evento foi um sucesso e seria repetido em Macau pouco tempo depois.
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