sexta-feira, 17 de junho de 2016

Visita do Sultão da Malásia em 1969

Na imagem surge o ex-sultão da Malásia numa visita a Macau em 1969. Ismail Nasiruddin Shah (1907-1979) ocupou esse cargo entre 1946-1979. A sua paixão pela fotografia foi de tal ordem que foi o patrono da Photographic Society of Malaysia e desde 1958 pertenceu à Royal Photographic Society, do Reino unido, sendo o primeiro malaio a ter essa honra. Foi ainda membro honorário da Photographic Society of Singapore (1959) e agraciado pela Federation Internationale de l’Art Photographique, da Suíça.  
O gosto pela fotografia começou na década de 1920 quando lhe foi oferecida uma câmara Kodak começando a fotografar de forma regular a partir de 1928. Tinha 21 anos e recebeu ensinamentos de um tutor japonês, para além de ter um estúdio de revelação na sua residência em Istana Badariyah. O seu neto, Raja Ihsan Shah, explica tudo isto e muito mais no livro "HRH Sultan Ismail Nasruddin Shah: Pioneering Malaysian Photography 1923-1971".

Voltando à imagem (registo que permite perceber como era as placas toponímicas da época), foi feita em Macau em 1969 precisamente no ano em que 'nasceu' a rua de D. Belchior Carneiro. Foi por ocasião do 400º aniversário da chegada daquele bispo a Macau. Antes chamava-se rua da Horta da Companhia (arruamento construído em 1954). O local fica muito perto das ruínas de S. Paulo. O termo "horta" remete para o espaço cultivado pelos jesuítas em redor do convento que era murado e a palavra "companhia" refere-se à Companhia de Jesus.
Sacerdote jesuíta, D. Belchior Carneiro foi o primeiro bispo da diocese de Macau. Foi também o primeiro a introduzir a medicina ocidental na China, com a criação do Hospital de São Rafael, em 1569 e fundou ainda a Santa Casa da Misericórdia, a organização de beneficência mais antiga do território.

Sem comentários:

Enviar um comentário