sábado, 25 de junho de 2016

Vasco Callixto recorda viagem a Macau

Edição de 1978
Vasco Callixto assinalou em 2011 - tinha 85 anos - meio século de viagens com o lançamento do livro  "50 Anos de Viagens" que complementa as três dezenas de livros de viagens pelos cinco continentes, que escreveu ao longo da vida.
Callixto foi o primeiro português a alcançar o Cabo Norte de automóvel e deu a volta ao mundo também ao volante. Neste livro, transformou 50 itinerários em artigos e juntou-lhe outros 3.500 artigos publicados na imprensa ao longo de meio século.
Nascido na Amadora a 12 de Janeiro de 1925 é neto do jornalista e político Carlos Callixto, senador da República e primeiro chefe de redacção do jornal «A Luta». 
Estreou-se como jornalista na revista «Turismo» em 1944 e desde então viajou por todo o mundo, tendo colaborado com jornais como o «Diário de Notícias», «Século» ou «Correio da Manhã» e com várias revistas especializadas de turismo, automobilismo e aviação.
Sobre Macau editou em 1978 "Viagem a Macau uma relíquia de Portugal no Oriente" e em 1999 "Os Primeiros Aviadores Portugueses em Macau, um opúsculo baseado numa palestra de sua autoria proferida na Casa de Macau em Portugal em 1998.
Na obra "Viagem a Macau" relata-se a viagem de Vasco Callixto que teve 26751 km de avião, 140 km de barco, 285 km de automóvel, no percurso entre Lisboa-Paris-Bangkok-Hong Kong- Macau- Paris- Genebra-Lisboa.

Esta semana Vasco Callixto recordou esses tempos numa pequena conversa que tivemos via e-mail e da qual aqui dou conta num pequeno excerto:
"Fui a primeira vez a Macau em 1977, pelo grande desejo que tinha em conhecer Macau e muito lamento ter ficado sem conhecer Timor. Estive lá uns vinte dias, vi tudo e assisti ao Grande Prémio, conheci o governador Garcia Leandro e o Dr. Jorge Rangel e os jornais locais e voltei a Macau em 1992, por quatro ou cinco dias, tendo então ido à China mas só até Zhongshan, à casa de Sun Yat Sen."

Sem comentários:

Enviar um comentário