A primeira série filatélica comemorativa a circular em Macau data de 1898 e diz respeito aos 400 anos da chegada de Vasco da Gama à Índia (1498). Pode ver-se aqui um envelope circulado na época.
A ideia foi da Sociedade de Geografia de Lisboa que pretendia com o dinheiro da venda dos selos construir um monumento de homenagem a Vasco da Gama (foram também feitas medalhas e moedas...). Aberto o concurso participaram 15 artistas que apresentaram 45 propostas sendo escolhidas oito. João Vaz, por exemplo, assina dois dos oito selos escolhidos.
Estávamos no final do século XIX e poucos anos depois, em 1910, sucede a mudança de regime em Portugal, da monarquia para a república. O facto obrigou a muitas alterações e a filatelia não foi excepção. Acresce o facto de na época ser difícil as comunicações entre Portugal e as restantes colónias portuguesas pelo que foi preciso improvisar de forma a poder utilizar o stock existente de selos. Assim, foram muitos os casos de selos que receberam a 'sobrecarga' "República" e que se podem encontrar aqui no blogue.
Outra situação que ocorreu, e é esse o motivo deste post, foi a utilização de uma tripla sobrecarga em 1913. Ou seja, houve selos que tendo sido emitidos para Macau seriam utilizados noutras colónias portuguesas, pelo que receberam para a além da sobrecarga Republica uma outra sobrecarga com a designação do país onde passavam a ser utilizados bem como uma sobrecarga relativa ao valor facial vigente no respectivo país/região.
Existem exemplos selos de Macau com sobrecargas do Téte, Guiné, Cabo Verde, Congo, Angola, etc.
Do que pude apurar até agora estes selos nunca chegaram a passar por Macau, tendo saído directamente da Casa da Moeda em Portugal onde foram feitas as devidas alterações/colocadas as sobrecargas.
Ainda a título de curiosidade refira-se que esta emissão 1498-1898 tinha
sido feita também para as colónias portuguesas em África e no local
onde surge a palavra "Macau" estava a palavra "África".
Selos Macau-Téte (Província de Moçambique)
Selos Macau-Guiné
Selos Macau -Cabo Verde
Sem comentários:
Enviar um comentário