quinta-feira, 12 de novembro de 2015

150.º aniversário do nascimento de Sun Yat-sen em 2016

A China anunciou que em 2016 celebrará o 150.º aniversário do nascimento de Sun Yat-sen (1866-1925), pai da revolução que em 1911 implantou terminou com o período dinástico e implantou a República e com fortes ligações a Macau. Sun seria ainda o  fundador do Partido Nacionalista Kuomintang (KTM), que após a guerra civil chinesa se refugiou na ilha de Taiwan.
As celebrações anunciadas pelo governo chinês vão-se concentrar, sobretudo, no dia 12 de Novembro de 2016, em homenagem a um "grande patriota, herói nacional e líder da revolução democrática", escreveu a Xinhua, agência noticiosa oficial chinesa.
O anúncio surge após um histórico encontro, no sábado passado, entre os líderes do Partido Comunista chinês (PCC)e do KMT, os presidentes da China e Taiwan, Xi Jinping e Ma Ying-Jeou, respectivamente.
Do ponto de vista da diplomacia internacional, existe a República Popular da China, governada pelo PCC, e a República da China, dirigida pelos nacionalistas, mas ambos os lados rejeitam uma divisão definitiva.
Apesar da divisão, que dura desde 1949, a figura de Sun Yat-sen, o "pai" da China moderna, foi sempre admirada no continente chinês, visto que a hostilidade contra o PCC foi iniciada pelo seu sucessor, o general Chiang Kai-shek.

Sem comentários:

Enviar um comentário