O Colégio Yuet Wah College celebra este ano 90 anos de existência. Foi fundado em Cantão em 1925 por duas chinesas católicas: Liu Fong Kei (directora) e Tam Kai Man (assistente). A instituição seria registada no Serviço Provincial da Educação de Cantão em 1927. Devido aos distúrbios políticos e sociais ocorridos nessa cidade Miss Liu transferiu a sua escola para Macau em 1928, para um prédio da Estrada da Vitória.
Pouco tempo depois o governo de Macau cedeu um terreno à instituição para a construção de um novo edifício. Foi promovida uma subscrição na China e no estrangeiro, sobretudo Estados Unidos, e obteve-se o dinheiro para inaugurar o novo edifício em 1935.
Nas imagens o gov. Bernardes de Miranda e a mulher juntamente com os responsáveis do colégio Yuet Wah
na cerimónia de lançamento da primeira pedra - 1933 - do novo edifício da escola
cuja fundadora - Miss Liu - se pode ver na imagem em baixo do lado
direito. A placa que assinalou o acto (imagem de cima) resistiu até aos
dias de hoje.
Com a invasão da China pelos japoneses em 1937 Macau passou a acolher centenas de milhar de refugiados e o colégio passou a ser gratuito "onde além da literatura e aritmética, se ministravam as regras de boa educação e se ensinava a fazer sabão e outras artes domésticas para os pobres ganharem o seu sustento. 300 pobrezinhos beneficiaram desta escola", segundo Monsenhor Manuel Teixeira.."
Por causa da crise económica desses anos "a escola viu-se privada de todo o auxílio estrangeiro e não poderia continuar a viver. Nessa altura os Salesianos planeavam fundar uma Escola Secundária para a juventude chinesa. Ao saber disto, Miss Liu dirigiu-se ao P. Mário Acquistapace, director do orfanato Salesiano da Imaculada Conceição, pedindo-lhe que tomasse conta da sua escola." Em 1948 o colégio passou a ter uma secção inglesa.
No início da década de 1950 o Boletim do Governo informava que “Este
Colégio tem, actualmente, 800 alunos do curso chinês e 200 do curso
inglês. Esta frequência deve-se ao prestígio alcançado por este Colégio e
sólida formação obtida pelos seus alunos, graças a mestres competentes
que têm elevado o nível cultural deste estabelecimento superior de
ensino. Muitos são os rapazes que, com o curso geral do Colégio «Yuet
Wah», frequentam hoje a Universidade de Hong-Kong, tendo sempre dado
absolutas da solidez do ensino ali ministrado".
Localizado na Estrada da Vitória o colégio é frequentado apenas por rapazes. Pouco depois do colégio D. Bosco (Estrada Ferreira do Amaral) ter fechado em 1999 o antigo colégio D. Bosco (dos salesianos) espaço passou a chamar-se Colégio D. Bosco (Yuet Wah) passando a albergar o ensino primário (secções inglesa e chinesa) e ainda o ensino secundário.
João, eu estudei lá nos anos 70. A escola já era mista (masculino e feminino). Separavam por gênero a partir da 4 série onde as meninas iam para uma unidade menor. Os meninos para uma maior que era a unidade sede. Não entendi por que no post fala que é frequentado apenas por rapazes.
ResponderEliminar