quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Memória colectiva

Antes de mais deixem-me dar os parabéns a todas as iniciativas que têm vindo a lume pela mão de diversas pessoas particulares, entidades ou mesmo colectividades de Macau, no âmbito da recolha da nossa memória colectiva, para que os vindouros possam ter uma ideia do que foi a vida noutros tempos, dos seus antepassados ou seja dos seus “egrégios Avós”!
A verdade é que esta última a que me refiro, “O Album da Malta”, mais concretamente, partiu da Associação dos Macaenses, com a chancela do nosso querido amigo Miguel de Senna Fernandes e conta já com um enorme e estrondoso sucesso, a julgar pelas fotos que nos tem sido dado a apreciar numa das redes sociais mais populares, passe a publicidade, no “Facebook”!
Através desta rede ou seja da “internet” temos assistido a um desenrolar de fotos magníficas, de festas, de desfile de “Misses” ou mesmo de modelos, como o que podem ver na foto a ilustrar esta crónica, com um grupo de donzelas lindíssimas, hoje muitas delas já Avós (babadas!) mas sempre lindas! Conjuntos ou bandas musicais d’outrora, fotos da tropa pertencentes aos jovens das incorporações locais, desde 1950, como por exemplo os “Dragões das Palafitas”! Equipas de futebol, de Hóquei em Campo. A festas de aniversário e casamentos um retrato muito fiel sem dúvida, do que foi a vida social desta pequena península, sim porque as Ilhas … essas ficavam ainda …no “fim do mundo”! Conforme nos dizia o saudoso “SIR HENRY” – o Dr. Henrique de Senna Fernandes, com muita graça, quando se referia á Taipa e Coloane, antes dos anos 60.
Outro “site” - Memória Macaense - de outro conterrâneo nosso a viver na diáspora, em S.Paulo no Brasil, Rogério da Luz que muitas vezes tenho aqui citado, talvez tenha sido o pioneiro ou um dos que mais tenha lutado, no âmbito da internet para divulgar a sua terra natal. Recentemente foi agraciado pelo Instituto Internacional de Macau, pelo trabalho realizado, com o prémio “Identidade Macaense”.
É preciso realçar que já nos finais do século passado o casal de Editores – Jornalistas, Cecília e Beltrão Coelho, com reduzidos meios, muito fizeram neste âmbito com os magníficos exemplares e álbuns de fotografias de Macau antigo, uma recolha trabalhosa e magnífica, assim como acompanhado de artigos de fundo e publicações na Revista Macau, uma obra a ter sempre presente em qualquer boa biblioteca.
Outros vieram nesta onda de publicações, na rede, o grupo de amigos a residir em Portugal, que dá pelo nome de “Gente de Macau” que acabou de comemorar os seus 9 anos de realizações no âmbito gastronómico e social, assim como actividades paralelas há quatro anos na internet a exemplo, o seu “Jornalinho”. Pois daqui felicito e envio os parabéns para os seus fundadores, “activistas” e bons organizadores, que são, a Virgínia Badaraco & Alberto Pereira. E á boa maneira “british”- vai o recado,“Keep Up the Good Work!
Não nos podemos esquecer ainda do jovem jornalista da RTP, João Botas, que estudou e residiu por cá e tem uma obra publicada, dedicada ao Liceu de Macau assim como um sítio na net, que dá pelo nome de “Macau Antigo”, com centenas de fotos e mais de três mil amigos que visionam e fornecessem mais fotografias quase diariamente, um site a “surfar na net” – pessoalmente recomendo vivamente uma ida até lá!
Voltando ao “Album da Malta” - estamos ansiosos pela “apresentação” de todos os trabalhos que a ADM já recolheu e os que ainda irá receber. Até aqui só temos visto a “ponta do iceberg” na net! Bom trabalho Miguel e todos os seus valorosos colaboradores, esta iniciativa vai ser, aliás já é seguramente, um dos maiores e retumbantes sucessos alguma vez alcançados, contando com a participação e espírito de solidariedade de todos quantos se interessam pelo passado e que lutam por um futuro ainda melhor para a sua terra.Isto tudo é Macau! Assim san Macau.
Artigo da autoria de Luis Machado publicado no JTM de 4-8-2011

Sem comentários:

Enviar um comentário