sexta-feira, 19 de setembro de 2025

História resumida da Estátua de Ferreira do Amaral

A leitora Rita Mega, formada na Escola de Belas Artes de Lisboa, é autora de um podcast sobre Escultura intitulado Pedra e Bronze onde, segundo ela, "já falei sobre Macau nalguns episódios". Na sequência do e-mail que recebi da Rita, deixo aqui de forma resumida a história da estátua equestre de Ferreira do Amaral.

Década 1950
Década 1960
Década 1980

Breve história do monumento

- Legislação portuguesa de 1923 (Decreto 3:367 - Diário do Governo nº 158) autoriza o Governo de Macau a "despender até à importância de 30 000 escudos" para a "erecção dum monumento aos gloriosos cidadãos João Maria Ferreira do Amaral e Vicente Nicolau de Mesquita"; no mesmo diploma fica garantida a oferta do bronze (Arsenal da Marinha) para o efeito, sendo lançado um concurso público para encontrar quem seria o escultor, sendo que só podiam participar artistas portugueses e a escolha do vencedor seria feita pelo Governo de Macau.

- Em 1926 o Boletim da Agência Geral das Colónias - site memória de África refere-se à escolha do local para a implantação da estátua (pág. 173).

- Encomendado pelo Leal Senado ao escultor português Maximiano Alves (tb fez a estátua do Coronel Mesquita) a maqueta foi concebida cerca de 1927, existindo vários registos fotográficos e pelo menos uma referência na imprensa da época em Portugal: "Notícias de Ilustrado" de 1928 com a legenda: "Maquette do monumento destinado a Macau em memória do governador Ferreira do Amaral, obra do arquitecto Carlos de Andrade e escultor Maximiano Alves".

- A estátua em bronze tem 5 metros de altura mostra o governador Ferreira do Amaral a cavalo no momento em que foi assassinado.

- O conjunto foi concebido para ser assente no sistema de pilares em pedra com 10 metros de altura que junto à base tinha em relevo os brasões de Portugal.

- Inauguração do conjunto escultórico a 24 de Junho de 1940 em Macau (e tb da Estátua de Vicente Nicolau Mesquita).

- A pedido das autoridades chinesas o monumento foi desmantelado em Outubro de 1992 e posteriormente enviado para Lisboa. Existem imagens da remoção da estátua mas desconheço o que foi feito em relação aos pilares onde a mesma assentava.

- Ficando guardada num contentor em Lisboa em 1994 a autarquia sugere um total de 14 locais para a reinstalação da estátua, sem nenhuma referência ao pedestal.

- Em Outubro de 1998 o governador Rocha Vieira faz a entrega formal da estátua à Câmara Municipal de Lisboa.

- Em 1999 a estátua é colocada na Alameda da Encarnação sem o pedestal original.

- Em 2013 o Grupo de Amigos do Museu da Marinha sugere a mudança do local para o referido museu, mas sem qualquer efeito permanecendo na zona norte da cidade de Lisboa, muito perto do aeroporto.

Curiosidades:
- Um baixo-relevo da estátua esteve exposto em 1937 na Sala Militar durante a Exposição Histórica de Ocupação e I Congresso de História de Ocupação Portuguesa no Mundo.
- Existe uma réplica da estátua de F. Amaral feita pelo escultor Augusto Gil em 2011
- Em Macau o The Bright Dawn Studio tem previsto para este ano de 2025 produzir uma miniatura da estátua: ca. 5 cm comprimento, 5 cm largura e 13,5 cm de altura.
Nota: Existem inúmeros posts sobre o tema pelo que sugiro recurso ao campo de pesquisa.

Sem comentários:

Enviar um comentário