A fotografia acima testemunha o momento do lançamento à água do SS Taishan (nome de uma cidade na província chinesa de Guangdong, perto de Macau) a 10 de Junho de 1925 no estaleiro naval de Taikoo (em Hong Kong, concluído em 1907. A imagem foi publicada na edição de Outubro desse ano da Far Eastern Review .
Hong Kong Daily Press 19.11.1931 |
O navio foi construído para a Hongkong Canton & Macao Steamboat Co. A embarcação tinha 23 cabines individuais e 10 cabines duplas, além de 2 cabines familiares para passageiros de 1ª classe. Permitia ainda acomodação para 24 “passageiros intermediários” , ou seja, os da denominada 3ª classe. O navio era movido por 2 motores a vapor de quatro cilindros e tripla expansão, com uma potência conjugada de 3500 cavalos que permitia uma velocidade de
cruzeiro de 15 nós (ca 28 Km/hora).
O bilhete para o hipódromo custava 40 cêntimos. Lá dentro uma refeição custava 1.50 patacas. |
As "Macao Races" referidas eram as corridas de cavalos que se realizavam no hipódromo da Areia Preta junto à Porta do Cerco. O público de Hong Kong era bastante entusiasta das corridas e das apostas, nomeadamente os macaenses que ali viviam, daí a organização destas viagens especiais entre os dois territórios, pois as ligações regulares não conseguiam transportar tanta gente.
Edição do mesmo jornal de Hong Kong próximo da páscoa de 1932. Refere-se ainda outro navio, o SS Sui An. |
Sem comentários:
Enviar um comentário