Neste dia há 100 anos, os três portugueses autores de um dos maiores feitos da aviação mundial na época, estavam em Hong Kong a recuperar energias da longa viagem iniciada em Abril de 1924 em Vila Nova de Mil Fontes. Não posso garantir que tenham bebido cerveja nas muitas celebrações em que estiveram presentes, mas este post é sobre cerveja e também tem como protagonistas portugueses num feito inédito. Abriram a primeira fábrica de cerveja de Hong Kong.
A Imperial Brewery em 1908 |
Há actualmente em Macau uma marca de cerveja com o nome do território (Macau Beer fundada em 1996) e que aos poucos tem vindo a conquistar mercado neste sector muito competitivo onde marcas como a Blue Girl, Tsigntao, San Miguel, Heineken e Carslberg são as mais consumidas e onde também existem as portuguesas Super Bock e Sagres.
O anúncio abaixo foi publicado num jornal de Macau em 1910. Refere-se à cerveja O. B. produzida em Hong Kong. Vejamos então alguns dados sobre os primórdios da cerveja na antiga colónia britânica.
Reza a história que quando o Tratado de Nanjing/Nanquim foi assinado em 1842, dando à Grã-Bretanha o controlo sobre a ilha de Hong Kong, já a poderosa empresa Jardine Matheson dominava o mercado da cerveja na região, importando-a do Reino Unido. Em 1866 a colónia importava anualmente quase 12.000 barris de cerveja. Em 1851 tinham sido apenas apenas 1305 barris. Na década de 1870 a empresa Lane Crawford dominava o mercado local com a importação, entre outras marcas, da Tuborg (Dinamarca) e da Rainier (EUA). Nesta altura também já existiam cervejeiras no Japão e na China.
A primeira cervejaria de Hong Kong foi fundada em 1905 e inaugurada em 1907 por dois empresários portugueses - A. Botelho e F. D. Barreto* - que instalaram a fábrica Imperial Brewery na Wong Nai Chung Road em Happy Valley onde tinham 60 trabalhadores. No ano seguinte já exportavam para a China continental mas o negócio viria a falir poucos anos depois.
Em 1908 surge Oriental Brewery (Cervejaria Oriental) em Lai Chi Kok, produzindo a marca Prima anunciada com o slogan "The Beer That’s Brewed to Suit the Climate.”/ "A cerveja fabricada para se adequar ao clima". Era na verdade um slogam usado por outro cervejeira, em Honolulu, com a marca Primo.
*a empresa Messrs. Barretto & Co foi fundada em Hong Kong em 1895. Pertencia a A. A. H. Botelho e a F. D. Barretto e estava envolvida em vários sectores, das representações comerciais à navegação marítima sendo das mais conceituadas na colónia britânica.
Anúncio de 1911 |
Numa publicação sobre a diplomacia dos EUA, em 1910, pode ler-se: "O vice-cônsul geral Stuart J. Fuller afirma que várias tentativas foram feitas no passado em Hong Kong para estabelecer uma cervejaria, mas a primeira bem-sucedida é a Oriental Brewery (Cervejaria Oriental), que começou a operar no início de 1909. Os edifícios são extensos e a maquinaria é do mais moderno tipo americano, com capacidade de 100 mil barris de cerveja por ano, entende-se que o capital americano está envolvido no empreendimento** que já compete com sucesso com as cervejas japonesas e a Tsingtao (chinesa)."
A empresa tinha ainda um negócio paralelo de fabrico de gelo. Na época a cerveja era servida com gelo...
Em 1913 uma notícia refere que a fábrica Oriental Bewery foi transferida para Manila (Filipinas), adquirida pela conhecida cervejeira San Miguel. Seria preciso esperar até à década de 1930 para Hong Kong voltar a produzir cerveja localmente.
** Existiu poucos anos uma empresa com o mesmo nome nos EUA.
Sem comentários:
Enviar um comentário