terça-feira, 5 de setembro de 2023

Um quadro com uma longa e rica história

Recebi do Hélder Guerra, leitor do blogue Macau Antigo, a seguinte mensagem a propósito deste post de 9.6.2019 que aqui partilho com a devida autorização:
"O destino tem coisas curiosas. Há anos que tento saber mais sobre este pintor chinês. Não tem sido fácil. E hoje, a propósito de outro assunto, dei com o vosso Blog. Mas vamos ao que sei sobre este pintor.
Era eu menino, quando conheci o meu primo Constantino. Ele era filho de uma irmã, da minha avó materna. Era marinheiro e tinha regressado há pouco tempo de uma viagem à China. Prestava serviço no NRP República por volta de 1925/1926. Tinha trazido com ele, como recordação da viagem, uma tela pintada a óleo e representativa do navio de guerra ancorado na Baía de Hong-Kong. A tela original estava assinada pelo seu autor, o pintor P. T. Pang.
Esse quadro foi passando pelas gerações até mim e que o guardo com muito carinho. Creio que existem três originais semelhantes (não iguais). O meu, um que está exposto no Museu da Marinha e um outro que vi numa Galeria de Arte nos EUA. Será que existe um quarto original?
Por certo, o proprietário do quadro que publicam, será um descendente de algum tripulante do navio e camarada de armas do meu primo Constantino.
O Mundo é mesmo pequeno...
Cordiais Saudações
Hélder Guerra"
"A imagem que enviei é a do quadro protagonista desta história e está comigo há cerca de 50 anos.Terei muito prazer em ver publicada esta pequena aventura. Será talvez uma maneira singela de lembrar e agradecer ao primo Constantino a sua lembrança."
PS: Agradeçor ao Hélder Guerra a amabilidade na partilha tornando este blogue ainda mais rico em termos de conteúdos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário