sábado, 5 de fevereiro de 2011

Festa do Ano Novo / Festa da Primavera

Foto acima: de Lei Iok Tin - bonecos de massa/farinha à venda na Travessa do Barbeiro/junto à San Ma Lou por altura do ano novo chinês. Hoje já não deve existir, suponho.
Fotos (em cima e em baixo) de José Neves Catela da década 1930/40
Duas 'marcas' das celebrações do ano novo lunar: bonecos de 'farinha' e mercado de flores: os pessegueiros, a soi u si, as tangerineiras anãs, os narcisos, etc. A primeira imagem é da década de 1960. A segunda é de 1930-40. As cores, não estão lá, mas adivinham-se: vermelho e dourado que simbolizam o dinheiro e a prosperidade.
E depois há os lai mengs, as visitas aos templos, os lai si (envelopes vermelhos com dinheiros que os casados aoferecem aos solteiros), a renovação da decoração lá em casa, romarias aos cemitérios, jantares em família, rebentar panchões, jogar e apostar nos casinos... acabar com as marcas do ano que termina e olhar em frente como se a vida renascesse na primeiro da nova lua do calendário chinês.
Um misto de tradição e superstição que se repete há milhares de anos.

1 comentário:

  1. Estimado Amigo e Ilustre Jornalista, João Botas,
    Esses bonequinhos bem giros, feito de farinha, esporadicamente, ainda sew podem ver à venda em Macau, penso que é um senhor vindo da China, e fica em Macau uns dias fazendo e vendendo esses bonequinhos.
    As flores de pessegueiro essas continuam a ter muita procura.
    Um abraço amigo - KONG HEI FAT CHOI

    ResponderEliminar