quinta-feira, 18 de junho de 2020

"Ninho das Pombas Brancas" ou "Ninho dos Cem Pássaros"?

Gruta de Camões por George Chinnery

Na toponímia macaense existe a expressão chinesa Pak Kap Chao, 白鴿巢 que significa “Jardim do Ninho das Pombas Brancas”, numa alusão ao Jardim de Camões. Habitualmente a origem do topónimo é explicada pela alegada paixão do antigo proprietário da quinta, Lourenço Marques, por pombos. A verdade é que até hoje não encontrei nenhum documento que ateste esta explicação.
Na tradição oral há referência a uma outra origem para o topónimo. Será uma referência a um antigo jardim botânico e zoológico existente na mansão de um homem rico e que era referido pelos locais chineses como "Pak Liu Chao", ou seja, “Ninho dos Cem Pássaros”.
Estando mais inclinado para esta explicação, atente-se neste excerto de um artigo publicado em 1844 e que refere um imenso aviário com centenas de aves das mais diversas espécies:
"Another most interesting thing at Macao is an aviary now belonging to Mr. Dent but collected by the late Mr. Beale who had resided fifty years in China and in December last was found dead on the beach without any clue having been yet discovered as to the manner in which he lost his life. Among a great number of splendid silver golden medallion and other pheasants canaries, loris, pigeons, jungle birds, etc... is the great attraction of all the bird of Paradise from the Moluccas."
Zona do "Ninho das Pombas Brancas" ou "Ninho dos Cem Pássaros"
com a ilha Verde ao fundo.

2 comentários:

  1. Meu Caro João
    Li este post e creio que o aviário do Beale era na Rua do Hospital,(Pedro Nolasco da Silva, Mariazinhas)e não no jardim Camões. Isto a atentar no que diz o Pe. Manuel Teixeira, num dos seus livros, creio que em "A Toponímia de Macau", quando fala precisamente do caso do suicídio do comerciante Beale levado à falência pelo Ouvidor Arriaga num negócio mirabolante de introdução de ópio no Brasil que só existia na mente do Ouvidor "esbanjador" que precisava de dinheiro porque estava mais ou menos com a corda na garganta.
    Grande Abraço

    ResponderEliminar