A primeira travessia terrestre entre Macau e Taipa, a ponte Governador Nobre de Carvalho, com cerca de três quilómetros de extensão foi considerada durante vários anos a ponte contínua em betão armado mais longa do mundo e a única a ligar a península à ilha da Taipa até 1994.
![]() |
| A ponte em construção em 1973. Foto de Ou Ping. |
Foi projectada pelo engenheiro Edgar Cardoso (1913-2000) no final da década de 1960. A construção iniciou-se a 18 de Junho de 1970 e a inauguração ocorreu a 5 de Outubro de 1974. Inspirada nas tradicionais pontes asiáticas de bambu, a sua forma evoca o dorso de um enorme dragão, representando a cabeça o Casino Lisboa e a cauda o Monumento da Taipa.
![]() |
| Eng. Edgar Cardoso nas obras da ponte |
Na altura da abertura ao trânsito a ponte tinha pagamento de portagens facto que só foi abolido em Dezembro de 1981.
A 25 de Novembro de 1973, por deliberação das autarquias de Macau foi atribuída a designação de Ponte Governador Nobre de Carvalho à ligação até então conhecida como Ponte Macau-Taipa, numa homenagem ao homem que levou adiante o tão sonhado projecto. José Manuel de Sousa e Faro Nobre de Carvalho era general do Exército Português e desempenhou o cargo de Governador de Macau entre 25 de Novembro de 1966 e 19 de Novembro de 1974. Nascido em Lisboa em 1910, foi mobilizado para várias comissões de serviço na Índia, Cabo Verde e Angola, onde foi Chefe de Gabinete do Governador Geral e, mais tarde, Comandante Geral da Polícia de Segurança Pública. Recebeu várias condecorações e inúmeros louvores. Morreu a 23 de Agosto de 1988, em Lisboa, aos 77 anos.


Sem comentários:
Enviar um comentário