sexta-feira, 5 de agosto de 2022

"Steamers in China" na segunda metade do século 19

Com data de 1 de Dezembro de 1854 e assinado pelo Superintendente Robert S. Walker em Hongkong, é publicado no Boletim do Governo de Macau e Timor um anúncio, em português e chinês, sobre uma "Nova Carreira de Vapores entre Macau, Hong Kong, Vampú e Cantão, com escalla para Camsingmun quando se offereça occasião" operada pela "Companhia Peninsular e Oriental de navegação a vapor".
Aos sábados e terças os vapores "tocavam" Macau. Para além de passageiros, estes vapores também transportavam carga. A hora da partida era "regulada segundo as marés".
O vapor de pás laterais "Canton/Cantão" estava ao serviço da empresa desde 1846. Viria a afundar em Macau no ano de 1859 na sequência de um tufão.
O "Canton" numa pintura a óleo

O anúncio abaixo é de 1845. Diz respeito aos "Vapores na China". Macau estava a 88 milhas de distância de Cantão, 98 milhas de Hong Kong, 354 de Amoy, 1033 de Shangai e 912 de Ningpo.
A "Peninsular and Oriental Steam Navigation Company" (P&O) é uma empresa de navegação fundada na Inglaterra em 1822. A companhia foi formada para a exploração das rotas comerciais com a Península Ibérica, e posteriormente com a atribuição de um contrato para o transporte de correio para o Egito. No nome da empresa estão os dois principais destinos dos seus navios.
The voyage from London to Bombay took 12½ days in the 1890s. The steamers left London every Saturday for India and fortnightly for Australia and China. Fares were £55 first class to India; £35 - £37 10s for second class. To Australia the first class fare was £60 - £70 and second class was £35 - £40. First class to China or Japan was £73 10s. and second class was £42.
 
No anúncio acima surge a referência à empresa Hong Kong Hongkong and Canton Steam Packet Co, fundada em 1847/48 pela Jardine Matheson, criada precisamente para concorrer com a chegada ao mercado local da P&O que, numa acção de 'provocação' deu o mesmo nome ao seu navio, Cantão.
Nesta época existia ainda um terceiro operador de carreiras marítimas. Tratava-se de James Bridges Endicott, um empresário nascido nos EUA em 1815 e radicado em Macau. Começou por trabalhar para a empresa norte-americana Russel & Co que fazia o comércio/transporte de chá e de ópio com a China. Subiu na empresa e em 1851 decidiu mudar-se para Macau deixando a sua mulher chinesa e os 5 filhos. Ann Russel, a sua mulher viajou de Inglaterra e juntou-se a ele em Macau onde casaram em 1852. Dois dos filhos do casal, Rosalie e Fidelia foram sepultados no cemitério protestante em Macau.
O vapor que ele usou chamava-se Spark e foi construído nos estaleiros de Whampoa. O negócio prosperou e depressa Endicott não só comprou outros navios que asseguravam a ligação entre Macau, Hong Kong e Cantão como fez sociedades com outros norte-americanos em Whampoa. São muitos os relatos de assaltos de piratas aos seus navios, nomeadamente os que transportavam ópio.
A Hong Kong, Canton and Macao Steamboat Company surgiria em 1865 pelas mãos de Douglas Lapraik.

Sem comentários:

Enviar um comentário