sexta-feira, 24 de março de 2023

"Chinese Coolies Destined for Cuba Escaping from the Depot at Macao"

Na edição de 27 de Junho de 1857 o jornal britânico Illustrated Times (1855-1872) - concorrente do Illustrated London News - publicou esta ilustração com a legenda: "Chinese Coolies Destined for Cuba Escaping from the Depot at Macao" / "Cules chineses escapam de um armazém/barracão em Macau".

Refira-se que a mesma ilustração surgiu em jornais um pouco por todo o mundo. Nos franceses - L'Illustration de 13.6.1857 - a legenda era "Evasion des emigrants chinois de leur dépôt à Macau, le 2 avril 1857" suportando um artigo intitulado "Os horrores da emigração chinesa".  O texto e a ilustração são da autoria de M. Victor Paulin.
Oficialmente designavam-se "colonos chinas". Veja-se este excerto de uma carta de Abril de 1857 publicada no Boletim do Governo, escrita pelo Procurador da Cidade, Manoel António de Souza ao governador Isidoro Francisco Guimarães: "Para se evitarem os abusos que se podem commetter tanto da parte dos armadores, como da dos Cules, que em muitos casos se vão engajar só com o fim de serem sustentados nos depósitos, e receberem os adiantamentos que lhe fazem para a viagem, mas com a determinação de se subtrahirem a embarcar (...) torna-se necessária maior cautela nos exames que na Procuratura se fazem aos Colonos antes de entrarem no depósito explicando-se-lhes bem o engajamento que vam tomar. (...)"

Sem comentários:

Enviar um comentário