sábado, 28 de agosto de 2021

"Portugal, China agree to talks on Macao deal" / Negociações sobre Macau começaram em Pequim

"Portugal, China agree to talks on Macao deal
The New York Times
Macao - Not quite two years after Britain and China fashioned a formula for the return of Hong Kong to China, Portugal and China have agreed to open negotiations on a similar deal for Macao, the oldest European enclave on the China coast.The talks will begin at the end of June in Peking and are expected to conckude more quickly than those on Hong Kong, which took three years. (...)

Este artigo publicado na imprensa norte-americana (edição do Ottawa Citizen de 14.6.1986) inclui declarações de reverendo Domingos Lam e diz respeito ao anúncio do início das negociações sobre a transferência de Macau entre Portugal e a China. 
As negociações começaram a 30 de Junho de 1986 e duraram nove meses.
O embaixador Rui Medina (1925-2012) chefiou a delegação, que inclui ainda: o diplomata João de Deus Ramos, Nuno Lorena, cônsul-geral em Hong Kong, José Henriques de Jesus (delegado do primeiro-ministro Cavaco Silva) e Carlos Gaspar (delegado do Presidente Mário Soares). 
Da equipa fizeram ainda parte Octávio Neto Valério, embaixador de Portugal em Pequim, como consultor, e António Vitorino, então secretário-adjunto do Governo de Macau, dando apoio jurídico.

Contexto:
Desde a subida ao poder de Mao Tsetung na China em 1949 e o 25 de Abril em Portugal no ano de 1974 as relações diplomáticas entre os dois países estiveram cortadas e só foram reatadas em 1978.
Em 1984 a China tinha negociado com o Reino Unido a transferência de Hong Kong ficando marcada para 1997. Pequim tinha pressa em resolver o dossier Macau que desde 1976 era assumido por Portugal como "território chinês sob administração portuguesa".
Na primeira ronda negocial a China propôs que a transferência de soberania de Macau fosse feita em simultâneo com Hong Kong. Portugal recusou. Surge a ideia de ser já no século 21 - nos 500 anos da chegada de Jorge Álvares a Macau - mas desta vez é Pequim que recusa.
19 de Dezembro de 1999 foi a data acordada. Um dos vários pontos da chamada Declaração Conjunta assinada a 13 de Abril de 1987 entre Portugal e a China na presença de Deng Xiaoping. O documento foi o resultado de nove meses de negociações que incluíram quatro rondas (40 horas à mesa das negociações) e 11 reuniões do grupo de trabalho (mais 440 horas).
"Negociações sobre Macau começaram em Pequim" era a manchete da primeira página da edição do Diário de Notícias a 1 de julho de 1986.
A fotografia atesta o encontro entre o chefe da delegação portuguesa, Rui Medina, e o conselheiro chinês para as questões de Hong Kong e Macau, Ji Pengfei. Na notícia dá-se conta que o Presidente da República convocara o governador de Macau para participar numa reunião do Conselho de Estado onde o tema iria ser abordado.

Sem comentários:

Enviar um comentário