terça-feira, 28 de junho de 2022

"Selden Map of China"

O denominado "Selden Map of China" é um mapa do final do século 16/início do século 17 que mostra as rotas de comércio marítimo na Ásia. Aliás o nome em chinês é 東西洋航海圖 (Dongxi yang hanghai tu: "Navigation Chart of the Eastern and Western Oceans" / "Cartas Naúticas Orientais e Ocidentais".
À primeira vista, parece uma pintura de paisagem chinesa com anotações muito detalhadas em chinês de assentos administrativos na dinastia Ming na China e cidades e portos na Ásia. 

O mapa (198x56cm) chegou à biblioteca Bodleian Library (Universidade de Oxford) em 1659 e recebeu o nome de John Selden, um proeminente advogado londrino que o doou à biblioteca após a sua morte em 1654. Era um entre os mais de 8 mil artigos doados.
O mapa seria 'redescoberto' em 2008 pelo historiador Robert Batchelor com a ajuda do bibliotecário David Helliwell tendo a partir de então surgido muito interesse pela pesquisa da história e interpretação do mapa, sendo motivo de vários livros.
Estamos perante muito provavelmente um mapa desenhado a tinta e aquarela sobre papel comissariado por um rico comerciante chinês.
Uma curiosidade evidente é que, ao contrário do habitual nesta época, a China não é o motivo central do mapa.
No continente a província de Fujian e em frente Taiwan

Apesar do título, na verdade não é apenas um mapa da China, mas de todo o leste e sudeste da Ásia. A China ocupa menos da metade da área do mapa que está centrado no Mar da China Meridional, com uma área igual representando as Filipinas, Bornéu, Java, Sumatra, Sudeste Asiático até à Índia. Tem ainda a Coreia, o Japão, o reino do Sião (Tailândia), a grande muralha, Camboja, Vietname, etc...
Localização de Macau. 
A capital da província, Guangzhou, é apresentada em destaque.

As rotas de navegação representadas emanam de um ponto da província de Fujian perto das cidades de Quanzhou e Zhangzhou, a partir do qual uma rota principal vai para nordeste em direção a Nagasaki e sudoeste em direção a Hoi An e depois para Pahang com outra rota passando por Penghu em direção a um ponto noroeste de Manila (Filipinas).
Macau fica localizado na intersecção da rota costeira oeste-leste com a rota oriunda das Filipinas.
O mapa com as rotas destacadas.

Nota: Todas as imagens são da Biblioteca Bodleian da Universidade de Oxford.

Sem comentários:

Enviar um comentário