Conhecido por albergar o Arquivo Histórico de Macau este edifício foi dos primeiros a ser construído na zona do Tap Seac por volta de 1902.
Detalhe da zona num mapa de 1889 |
Parte da Praça da Victoria assinalada no mapa corresponde à actual Praça do Tap Seac (que já foi campo de jogos. O arruamento mais à direita é a Av. de Sidónio Pais mas que no final do século 19 se denominava Av. Vasco da Gama.
Mapa da zona no século 21 |
Num artigo publicado em 1890 pode ler-se:
"Vejamos agora quaes são as cinco povoações ruraes mais antigas a que nos referimos, para depois nos ocuparmos da cidade christã, como lá se lhe chama. O primeiro d´estes bairros suburbanos fica proximo da fortaleza da Barra, e é por isso denominado povoação da Barra.
O outro acha-se na encosta do outeiro da Penha, onde está levantada a fortaleza do Bom Parto; chama-se povoação do Tanque do Mainato.É aqui que se encontram as mais bonitas vivendas de Macau, chamadas chácaras. As três restantes povoações são a do Patane, de Mong Há, e a de S. Lázaro.
A do Patane é de todas cinco a mais importante, já pela industria fabril, já pelo seu commercio, principalmente em madeiras de construcção. Fica no littoral do porto interior, na especie de cotovello, que a peninsula faz ao formar a enseada da ilha Verde, terminando onde começa a de Mong Há. A povoação do Patane tem hoje tomado tão grande desenvolvimento, são tantos n´ella os estaleiros e estancias de madeira, que se pode considerar dividida em tres povoações a saber: Patane propriamente dita (bairro hoje, a bem dizer, urbano), San Kiu e Sá-cong (povoações ruraes e piscatórias.) É entre o Patane e Mong Há que predominam as hortas e as várzeas."
Sem comentários:
Enviar um comentário