Já antes dediquei um post a esta "Planta Geral da Cidade e Novo Porto de Macau", publicada pela Direcção das Obras do porto de Macau.
Foi editada pela Tipografia Mercantil de M. T. Fernandes e Filhos em 1927 e litografada pela "Hongkong Printing Press", de Hong kong.
Trata-se de uma planta de grande formato na escala de 1:40000, dobrada em 4 vezes com dimensões totais de 130 x 99 cm.
Na planta já estão assinalados os aterros feitos nessa década no Porto Interior e no Porto Exterior, onde está assinalado, por exemplo, o "terreno reservado para a futura gare do caminho de ferro" no sopé da colina da guia na antiga praia de Cacilhas, projecto que nunca foi executado, tendo ali sido construído o reservatório. Refere-se ainda na zona marítima o local do "Novo Porto Exterior" já rodeado de molhes e reservado a "navios de alto bordo" com profundidade a rondar os seis metros.
Na zona Norte antigo hipódromo está referenciado como "Campo de Jogos Desportivos" e refere-se também a área do "Campo de Exposição e Feira (Industrial)" com um pequeno lago realizada esse ano numa vasta área que ia do templo de Kun Iam Tong (Av. do Coronel Mesquita) até à Avenida Horta e Costa.
Na parte inferior estão duas plantas de Macau: uma de 1840 por W. Bramston e outra "Macau e Territórios Visinhos". - Escala 1:80000
Inclui ainda uma ilustração de uma vista panorâmica da península/cidade.
É muito provavelmente a primeira planta onde surge representada pela primeira vez a Avenida de Almeida Ribeiro após a respectiva conclusão.
É muito provavelmente a primeira planta onde surge representada pela primeira vez a Avenida de Almeida Ribeiro após a respectiva conclusão.
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