quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Igreja da Natividade de Nossa Senhora / S.S.M.V. Mariae Nascenti

em cima: fotomontagem (clicar para ver em tamanho maior)
A igreja que é hoje a Sé catedral de Macau começou por ser uma pequena ermida dedicada a Nossa Senhora da Natividade. Em 1623 foi reconstruída em taipa (composto de terra e palha) mas só cerca de 200 anos mais tarde foi construído um edifício em tijolo e pedra (ilustrações abaixo) sendo consagrada com catedral em 1850. Com o violento tufão de 1874 o edifício ficou gravemente danificado.
O projecto de reconstrução foi então confiado ao arquiteto macaense José Tomás d'Aquino. Já no século XX, em 1937, a catedral foi novamente reparada, mantendo muitos dos traços da anterior reconstrução.
É uma igreja de grandes dimensões, decorada com vários altares laterais, púlpitos de mármore e vários vitrais com imagens do nascimento da Virgem Maria e dos Doze Apóstolos. Nos altares laterais, podem-se ver as imagens do Sagrado Coração de Jesus, de Nossa Senhora de Fátima, de Cristo Rei, de S. João Baptista (padroeiro da Cidade de Macau), de S. José e de Santa Teresa do Menino Jesus.
A Igreja da Sé é uma das várias existentes em Macau e está incluída na Lista dos monumentos históricos do "Centro Histórico de Macau" sendo classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário