Estes dois anúncios foram publicados na imprensa de Macau no início de 1950. Dão conta da partida de Macau rumo a Lisboa do paquete Colonial da Companhia Colonial de Navegação. (CCN) 1922-1974. Nas várias escalas passava por Singapura, Timor, Moçambique, Beira, Lourenço Marques, etc... A viagem durava quase três meses.
Documentos da época dão conta de que entre Julho de 1949 e Março de 1950 esteve requisitado pela Marinha portuguesa sendo utlizado na rota entre Luanda e Macau.
S/S significa Steam Ship, ou seja, navio com propulsão a vapor |
Com um total de 136 tripulantes, para além de carga, o Colonial podia transportar 1311 passageiros divididos por três classes. Operou sobretudo nas linhas de África e ocasionalmente em Timor e Macau. Tal como também fez viagens esporádicas para o continente americano. Em 1941, por exemplo, viagem de Lisboa para Nova Iorque. Entre os 393 passageiros que ficaram naquele porto 134 eram judeus.
O Colonial atracado em Lisboa num foto do Estúdio Mário Novais |
Construído em 1908 na Alemanha fez múltiplas viagens um pouco por todo o mundo até ser comprado em 1929 pela CCN. Seria vendido em Setembro de 1950 pelo que esta foi a última viagem feita a partir de Macau.
Sem comentários:
Enviar um comentário