segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Pormenores na antiga igreja Mater Dei

18.10.1834 Chinnery
 

George Chinnery desenhou/pintou a igreja de Mater Dei antes e depois do último grande incêndio de 1835 do qual restou apenas a fachada. (ver imagens)

3.8.1835 Chinnery

Na obra de 1834 é possível ver do lado direito a torre sineira ao passo que na obra de 1835 dessa torre já praticamente nada existe. Outro pormenor curioso é o conjunto de arcos abobadados representado do lado direito. Um desses arcos pode também ser contemplado numa fotografia de 1875 - já após o tufão de efeitos devastados de Setembro de 1874. Nesse mesma fotografia - da qual apresento apenas uma parte - destaco o facto de ao fundo ser possível ver uma pequena construção com um tecto em abóboda.

Detalhe de uma fotografia de 1875

"A igreja principal é a de Sám-Pá (São Paulo), que fica a nordeste de Macau, encostada a uma montanha e tendo de altura vários tch´âm (2,64 metros). Na parte lateral do edifício, abrem-se portas, feitas com estreitas e compridas pedras esculpidas e incrustadas com ouro azulado, que brilham fulgurantes. A parte superior parece-se com um docel voltado. Os lados são rendilhados, encontrando-se espelhados neles admiráveis jaspes. Aquela que dizem ser a Mãe do Céu chama-se Maria. A sua figura é de uma jovem abraçando uma criancinha que se chama jesus Senhor do Céu. O fato não é cosido e cobre todo o corpo que, desde a cabeça é revestido duma simples pintura e dum véu esmaltado. Em se olhando para ela, dir-se-ia que foi moldada. Ao lado, encontram-se trinta figuras. A sua mão esquerda segura a esfera armilar. Os quatro dedos da direita fazem lembrar o gesto de quem discursa. Os cabelos e as sobrancelhas são caracterizadas por pesados lóbulos; o nariz alto; os olhos como se estivessem a contemplar qualquer cousa distante; a boca, com a atitude de quem quer falar."
Excerto de "Ou-Mun Kei-Léok - Monografia de Macau", cujo título original é Aomen jilüe 澳門紀略, da autoria de Tcheong-U-Lam e Ian-Kuong-Iâm e publicado em 1751. A tradução é de Luís Gonzaga Gomes e faz parte da edição em português desta obra editada pela Repartição Central dos Serviços Económicos - Secção de Publicidade e Turismo, Macau. Imprensa Nacional, 1950.

Sem comentários:

Enviar um comentário